O I Simpósio de Geografia Física do Semiárido teve início nesta terça-feira (5), no campus da Uern Mossoró. Promovido pelo Grupo de Pesquisa em Geografia Física do Semiárido (Geofisa), o evento tem como tema “Geografia Física: Interdisciplinaridade e os Desafios da Pesquisa no Semiárido Brasileiro”.
A programação teve início, no turno da tarde, com o minicurso Geodiversidade do Semiárido. Já durante à noite, no auditório da Faculdade de Filosofia e Ciências Sociais, foi proferida a palestra “Geografia Física: Interdisciplinaridade e os Desafios da Pesquisa no Semiárido brasileiro”, pelo professor Rubson Pinheiro Maia, da Universidade Federal do Ceará.
Durante o encontro, o pesquisador apresentou diversas paisagens do semiárido que são objeto de estudo, a exemplo dos inselbergs (tipos de montanhas rochosas), no Rio Grande do Norte e em outros estudos,
A programação segue nesta quarta-feira, com a mesa-redonda “Semiárido Brasileiro no Contexto de Mudanças Ambientais: desafios e possibilidades”.
O evento conta ainda com apresentações de trabalhos e visita de campo, que contempla a Serra Mossoró, o Parque Nacional da Furna Feia e a APA Dunas do Rosário.
O objetivo central do simpósio é promover o debate e a disseminação de conhecimentos sobre geografia física e os desafios enfrentados pelo semiárido brasileiro.
Mais informações sobre o evento podem ser acessadas em seu site.