I Feira de Internacionalização promove diálogo entre instituições e troca de experiências

Com o intuito de promover um ambiente de diálogo e colaboração entre a Universidade do Estado do Rio Grande do Norte e instituições internacionais e nacionais, teve início na noite desta quarta-feira, 23, a I Feira de Internacionalização do Ensino Superior da Uern. O evento ocorreu no auditório da Faculdade de Educação Física (Faef), Campus Mossoró.

Promovido pela Diretoria de Relações Internacionais e Interinstitucionais (Diri), o evento visa fortalecer parcerias, ampliar oportunidades de cooperação científica e cultural, e incentivar a mobilidade acadêmica. A expectativa é de proporcionar trocas de experiências sobre educação, pesquisa, cultura e inovação, conectando a comunidade acadêmica com oportunidades globais.

Em sua mensagem de boas-vindas aos participantes, a reitora Cicília Maia destacou que a Feira de Internacionalização é a concretização de um desejo antigo de proporcionar um encontro com vistas a fortalecer o processo de internacionalização e conectar a comunidade acadêmica com o mundo”. A Feira reafirma o compromisso da Uern em ampliar os horizontes para seus discentes, docentes e técnicos. É uma grande oportunidade para debater a importância da mobilidade acadêmica e possibilitar a troca de experiências”, declara.

Durante a solenidade de abertura, o vice-reitor Chico Dantas destacou que a Feira de Internacionalização é uma oportunidade de compartilhar experiências e de fazer ensino, pesquisa e extensão com mais qualidade. “As experiências internacionais possibilitam uma nova visão de mundo, ideias de inovação”, frisa.

O titular da Diri, o Prof. Dr. Pedro Adrião reforçou que as oportunidades oferecidas pela internacionalização podem transformar uma carreira e uma visão de mundo. “A Feira é um momento bastante enriquecedor para fortalecer as parcerias e criar novas. A internacionalização é uma porta de entrada para novas perspectivas”, declara o professor.

A palestra de abertura contou com o Prof. Dr. Marcelo Henrique Carneiro Camilo, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN). Na ocasião, o professor compartilhou experiências sobre a internacionalização nas Instituições de Ensino Superior (IES) e destacou a importância do estabelecimento de parcerias com universidades estrangeiras.

A programação segue até sexta-feira, 25, com palestras, exposições, apresentações culturais e mesas-redondas presenciais e virtuais com pesquisadores e representantes de instituições nacionais e internacionais. As atividades presenciais ocorrem no auditório de Música, da Faculdade de Letras e Artes (Fala), Campus Mossoró.

Confira a programação completa neste link.