I Encontro Anual dos Laboratórios de Pesquisa da Uern realiza primeira oficina do dia

A Uern deu início, na manhã desta quarta-feira (15), ao I Encontro Anual dos Laboratórios de Pesquisa. O evento ocorreu de forma remota, através do Google Meet, e tem como objetivo discutir estratégias para submissão de propostas de financiamento para agências de fomento, como a Financiadora de Estudos e Projetos (Finep) e o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

Durante a abertura do encontro, o professor Kleberson Porpino, assessor do Departamento de Pós-Graduação da Uern, destacou a importância do encontro e o intuito da Universidade de que o evento aconteça a cada ano, trazendo temas relevantes para o fortalecimento das ações de pesquisa na instituição.

“Esse primeiro encontro é um marco para nós”, frisou a pró-reitora de Pesquisa e Pós-Graduação da Uern, professora Ellany Gurgel. Conforme a docente, a escolha pelo tema desta primeira edição do evento deve-se à relevância do apoio externo para o desenvolvimento e otimização dos laboratórios.

Também presente à abertura do encontro, a reitora Cicília Maia salientou a importância das discussões relacionadas à pesquisa em um momento no qual o País passa por transformações quanto à atenção dada à pesquisa e à ciência como um todo.

“Nós estamos saindo de um período difícil para a pesquisa no país e temos que estar preparados para essa mudança, para as iniciativas, os editais que teremos nos próximos dias, meses e anos”, pontuou a reitora.

O evento foi realizado através da plataforma Google Meet

O início do evento contou ainda com o lançamento do Portfólio dos Laboratórios de Pesquisa da Uern. O documento pode ser acessado neste link.

Após a abertura, teve início a primeira oficina do dia, ministrada pelo professor Jorge Tarcísio da Rocha Falcão (UFRN), com o tema “Obtenção de apoio para projetos de pesquisa nacionais e internacionais: retomando alguns pontos relevantes”.

Já no turno da tarde, às 14h, haverá a oficina estratégias para a elaboração de projetos para captação de recursos destinados à CT&I: foco nas Chamadas Públicas da Finep”, com o professor Isac Almeida de Medeiros (UFPB).

As inscrições para o encontro podem ser realizadas através de preenchimento deste formulário eletrônico. O acesso à sala pode ser feito através deste link.