...

EN

ES

Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

Hospital Parteira Maria Correia realiza 1ª Semana da Mulher

*Texto com informações de Maurício Barros – Estagiário de Jornalismo

O Hospital da Mulher Parteira Maria Correia, administrado pela Secretaria de Saúde Pública (Sesap) e com gestão acadêmica da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern), está realizando 1ª Semana da Mulher. A programação tem como objetivo oferecer o suporte necessário para ações de prevenção e cuidados em relação à saúde das mulheres.

O evento teve início na última segunda-feira, 6, e se estende até o dia 10. Todas ações serão realizadas na própria unidade de saúde, e contam com a participação dos residentes da Uern, da Residência Multiprofissional em Atenção Básica/Saúde da Família e da Residência em Ginecologia e Obstetrícia.

Dentro da programação, terá o I Colóquio de Vigilância em Saúde do Hospital da Mulher, com a implementação do Núcleo de Vigilância em Saúde (NUVES/HM) e da Sala de Vacina (Crie), além da Sala de Situação da Mulher e das pessoas com útero na Macrorregião Oeste.

Durante os dias do evento, serão feitos exames de densitometria óssea e mamografia digital com estereotaxia, bem como atendimentos, palestras e orientações voltadas à saúde das pessoas com útero. Também foi realizada a formação de alguns enfermeiros da SESAP e uma equipe de enfermagem da UERN para a ampliação de inserção de DIUs.

Conforme a diretora de gestão acadêmica hospitalar da Uern, Hosana Mirelle Goes, os exames são realizados via regulação pelas Unidades Básicas de Saúde (UBS), ambulatórios da UERN e secretarias de saúde dos municípios abrangidos pelo Hospital da Mulher.

Hosana Mirelle ressalta a importância do evento. “Estamos vivenciando a primeira Semana da Mulher do Hospital da Mulher, nosso primeiro Dia da Mulher. E é de ciência nossa que o essa data é festiva e mais ainda representativa, tendo em vista as imensas lutas e conquistas que vieram junto com ela. Comemorar o dia da mulher, atualmente, é um ato político, e o acesso à saúde é um ato político também”, declara.

E complementa: “Nessa semana, além de implantarmos novos serviços, como o de Reprodução Assistida e o início dos atendimentos de mamografia, tivemos a ampliação dos atendimentos já existentes. Tudo isso, toda a nossa programação, assim como os atendimentos de rotina que já estão sendo realizados, em parceria com as residências multiprofissionais da Uern”, frisa a diretora.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support