Grupo de teatro da Educa/Uern aprova 12 projetos na PNAB de Natal 2024

O Grupo de Teatro Baobá, da Escola de Extensão da Uern, teve 12 projetos aprovados nos editais da Política Nacional Aldir Blanc (PNAB) para o município de Natal em 2024.

Agora, o Baobá acumula 30 projetos aprovados  em editais municipais, estaduais e federais. As aprovações mais recentes são nos editais de Seleção Pública “Poeta Blackout” (nº 08/2024) e na Seleção Pública de “Apoio à Promoção da Arte e Cultura em Territórios de Periferia” (nº 012/2024). Entre os projetos aprovados estão iniciativas voltadas à aquisição de insumos e matéria-prima para criação artística, compra de equipamentos culturais, capacitação técnica, além de pesquisas teatrais e multimídia.

“Ser contemplada em um edital que beneficiará a classe artística é fundamental para o meu crescimento pessoal e profissional. Esse avanço no meu ofício também reflete na nossa comunidade, especialmente nas instituições parceiras e no público da Zona Norte de Natal”, destacou Jadna Noronha, integrante do grupo e proponente de alguns dos projetos aprovados.

Um dos destaques entre os projetos aprovados é o espetáculo “Debaixo da Pele – O Monólogo”, inscrito na categoria de pesquisa teatral. Inspirado na obra do dramaturgo e diretor artístico do grupo, Denilson David, o espetáculo é uma narrativa épica e documental que combina elementos audiovisuais, coreográficos e musicais. O monólogo busca sensibilizar o público sobre questões étnico-raciais no Brasil e promover reflexões transformadoras sobre a identidade negra na sociedade. “A aprovação do desse espetáculo nos dá a certeza de que estamos no caminho certo, apresentando uma proposta relevante para a sociedade. Além disso, é gratificante perceber, através da avaliação e classificação do projeto, que temos potencial para estar entre os grandes nomes do cenário artístico potiguar. É emocionante ver nosso trabalho sendo reconhecido, especialmente por sermos artistas da Zona Norte de Natal, o que traz visibilidade para essa região, muitas vezes negligenciada na nossa cidade”, comemorou J. C. Júnior, ator e proponente do projeto, a conquista.

“Esse número expressivo de projetos aprovados na PNAB é muito significativo para todos nós. Acredito que esse resultado reflete nosso esforço, organização e dedicação na concepção e escrita de cada proposta. Além disso, a democratização e simplificação dos editais do Município de Natal têm sido fundamentais, permitindo que um grupo jovem, como o nosso, consiga submeter e aprovar projetos culturais. Isso é crucial para a consolidação e continuidade de nossas atividades”, ressaltou Denilson David, coordenador do Grupo de Teatro Baobá.

O Baobá tem apenas seis anos de existência e já se consolidou como um importante agente cultural na cidade. O Grupo é composto por graduandos em licenciatura em teatro e produção cultural. As atividades do Baobá são realizadas em parceria com a EdUCA, Escola de Extensão da UERN, com sede no Complexo Cultural da UERN, na zona Norte de Natal. Com uma agenda de trabalho intensa, o Grupo tem investido na capacitação interna dos integrantes e começa a colher os frutos desse esforço. “Com essas aprovações, o Baobá reafirma compromisso com o fortalecimento da cena cultural na zona Norte, utilizando a arte como uma poderosa ferramenta de transformação social”, finalizou David.