...

EN

ES

Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

Grupo de Teatro Baobá comemora aprovação de cinco projetos em editais culturais

O Grupo de Teatro Baobá, da Escola de Extensão da Uern (EdUCA), diretoria da Proex no Campus de Natal, encerrou 2023 e iniciou 2024 conquistando aprovação em editais culturais e seleções públicas de níveis local e nacional, obtendo financiamento público para produção, formação, capacitação, apresentações e até aquisições de materiais e equipamentos.

“A aprovação de projetos em editais culturais é um resultado duplamente importante. Por um lado, assegura o acesso a recursos para financiar as ações artísticas, por outro, demonstra os resultados de uma construção coletiva de competências para além do palco, que se relacionam com o planejamento e à capacidade de empreender na arte. Assim, os resultados do Baobá mostram que temos conseguido equilibrar as competências de formação/atuação artística e de produção cultural num projeto que tem bases no elo universidade-comunidade”, ressalta a diretora administrativa da EdUCA, Irene van den Berg.

“Nos últimos meses, mobilizamos uma verdadeira força-tarefa com os membros do Baobá, para analisar atentamente os editais culturais divulgados no último semestre. Estruturamos nossos projetos meticulosamente, alinhando-os às especificidades de cada edital. Embora tenha sido um trabalho árduo, é incrivelmente gratificante constatar que todo esse esforço se traduziu na aprovação de cinco projetos”, comemora o diretor artístico do Grupo, Denilson David.

A mais recente aprovação veio do Programa Funarte Retomada, com a seleção do projeto da Oficina Teatro Na Maturidade. “A aprovação de um projeto do Baobá em um edital de alcance nacional é verdadeiramente uma conquista indescritível, especialmente considerando que somos um grupo relativamente novo, competindo com outras 76 propostas do nosso estado. A conquista dessa aprovação enche-nos de orgulho, pelo trabalho que estamos desenvolvendo e, mais do que nunca, nos motiva a seguir em frente”, ressaltou Denilson David.

A série de aprovações começou com a seleção pública nº 22/2023, que oferecia apoio financeiro para realização de espetáculos de teatro infantil de forma presencial nas escolas municipais de Natal. O Baobá concorreu e foi contemplado com o projeto “A Caligrafia de Dona Sofia”, espetáculo baseado na Obra de André Neves. O projeto fez parte da programação do Natal em Natal, e Grupo se apresentou na Escola Municipal José do Patrocínio, em dezembro de 2023.

Na seleção pública nº 025/2023, com recursos da Lei Paulo Gustavo, o Baobá foi contemplado com um projeto de formação oficina de capacitação na Arte de Contar Histórias, que já está em fase de desenvolvimento e será ministrada ainda no primeiro semestre de 2024. “Essa conquista reforça a capacidade de criação e produção do Baobá”, destacou Helouise Madalena, membro do Grupo e proponente da oficina “A Arte de Contar Histórias”.

Em outra categoria da mesma seleção pública, o Baobá também submeteu projetos de aquisição, que foram selecionados e servirão para equipar o grupo com materiais de som, luz e maquiagem, para aprimorar ainda mais os espetáculos e projetos culturais desenvolvidos pelo grupo.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support