...

EN

ES

Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

Grupo de extensão da UERN promove atividades contra violência e o uso de drogas em escolas públicas de Mossoró

O grupo de pesquisa “Estado, Segurança Pública e Cidadania” da UERN retoma atividades lúdicas e educativas no projeto de extensão “Ação de proteção contra a violência a partir da prevenção ao uso de drogas nas escolas públicas de Mossoró”. As atividades são realizadas pelo professor Francisco Vanderlei de Lima, do Departamento de Ciências Sociais e Políticas, alunos bolsistas PROEXT/MEC/Sesu/UERN e estagiárias da Prefeitura Municipal de Mossoró.

Contando com os importantes apoios da Pró-Reitoria de Extensão-PROEX/UERN e da Prefeitura Municipal de Mossoró, a Ação busca conscientizar cerca de 120 adolescentes na faixa etária dos 11 aos 16 anos, do Ensino Fundamental, do sexto ao nono ano em quatro escolas públicas municipais, no combate à violência e contra o uso de entorpecentes.

Segundo o orientador do projeto, o professor Vanderlei Lima, a primeira fase foi direcionada à apresentação da temática, recrutamento e engajamento dos adolescentes para participar de forma voluntária dos encontros semanais. ”Nesse primeiro momento podemos constatar boa participação dos alunos e interesse em debater o tema, o que torna os encontros mais dinâmicos”, explicou Vanderlei Lima.

Já na segunda fase, serão abordados temas do cotidiano dos alunos no ambiente familiar, na escola e no bairro onde moram. Vanderlei Lima ainda explica que a metodologia abordada pelos bolsistas do projeto não busca expor o histórico dos participantes nem tão pouco coagí-los a participar: “Toda ação é voluntária e espontânea”, afirmou.

Dinâmicas em grupo, leituras coletivas, encenações teatrais e atividades de esporte e lazer fazem parte do cronograma das aulas de conscientização promovidas pelos bolsistas e estagiários. Ainda nesta etapa, será gravado um documentário relatando as experiências adquiridas pelos adolescentes, professores e familiares que estão sendo beneficiados com a iniciativa.

O projeto conta hoje com sete bolsistas e quatro estagiárias dos cursos de Ciências Sociais, Serviço Social, Comunicação Social, Pedagogia, Medicina e Educação Física, todos com matricula na UERN.

Texto: Deivson Mendes (Bolsista de Comunicação)

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support