Graduandos em Pau dos Ferros enfatizam a importância da UERN no interior do Estado

“Foi uma das maiores emoções da minha vida”, disse a aposentada Ana Denes sobre receber o diploma de graduação junto com seu filho Alan Mateus, concluinte do curso de Pedagogia, em um dos momentos mais emocionantes da solenidade de colação de grau, na UERN em Pau dos Ferros, na noite desta quinta-feira, 16.

Alan Mateus presta homenagem a sua mãe

“Chamei-a para receber o diploma comigo porque esse diploma é muito mais dela do que meu. Uma certa fase da minha vida, ela abriu mão da vida dela para cuidar de mim. Foi graças a ela que consegui chegar até aqui”, diz orgulhoso Alan Mateus. Natural da cidade de Luís Gomes, ele viajava todas as noites para poder concluir a graduação. “Ele é um grande guerreiro, venceu o câncer, as dificuldades para vir à UERN e hoje está diplomado. É uma alegria muito grande”, comemora Ana Denes.

O sentimento de conquista externado por Alan Mateus e sua mãe é o mesmo compartilhado pelos outros 112 graduandos dos cursos de Ciências Econômicas, Pedagogia, Letras, Língua Portuguesa e Inglesa, Enfermagem, Educação Física e Geografia, do Campus Avançado Professora Maria Elisa de Albuquerque Maia (CAMEAM), e de Ciências Contábeis, do Núcleo Avançado de Educação Superior de São Miguel, presentes à assembleia.

“Cada um aqui sabe as dificuldades que passou para chegar a este momento. As horas viajadas, as estradas de barro, as barreiras ultrapassadas. Todos aqui veem na educação a esperança de uma vida melhor”, disse a oradora da turma Alyssa Kayne de Queiroz, relembrando um pouco da trajetória dos concluintes.

Acompanhada do avô, Carla Freitas relembra sua trajetória na UERN

O desejo de mudar de vida e melhorar a situação de sua família é que levou muitos dos graduandos presentes a chegarem até a conclusão do curso superior. A graduanda Carla Freitas é um exemplo de tantos que acreditam na educação como mola propulsora de transformação. Morando na cidade de Doutor Severiano, ela também enfrentava as estradas todos os dias para poder fazer a graduação.

“Estudei sempre em escola pública. Sempre quis me esforçar ao máximo para dar uma vida melhor para minha família”, diz. Acompanhada do avô/pai, o agricultor Manoel Freitas, ela celebra a conquista e vislumbra ir além. “Moro com meus avós e eles sempre me apoiaram nos estudos. Foram quatro anos de muitas batalhas, dificuldades superadas. Agora, pretendo continuar estudando. Fazer especialização, mestrado, doutorado”, declara.

A professora Maria Eliete representou o Prof. Me. Jailson José dos Santos, paraninfo da turma, que não pôde comparecer à solenidade por estar se recuperando de uma cirurgia. Em sua mensagem, lida pela professora Maria Eliete, Jailson José externou o papel transformador da Universidade ao dar oportunidade de acesso à graduação no interior do Estado. “Vocês são prova do papel transformador da UERN. Que vocês sejam também agentes de transformação”, declarou.

A vice-reitora Fátima Raquel destacou a emoção de participar deste momento singular na vida de cada formando. “É um momento único. E como universidade, nos sentimos copartícipes dessa conquista. Cada um sabe das dificuldades, dos sacrifícios que tiveram que fazer para ter hoje esse diploma. Hoje é um momento de festa. E ficamos felizes em ver que a UERN possibilita momentos como este, que continua transformando vidas, sobretudo no interior do Estado”, finaliza.