GEDUERN apresenta trabalhos no V Colóquio Internacional de Análise do Discurso

O Grupo de Estudos do Discurso da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (GEDUERN), da Faculdade de Letras e Artes (FALA), apresentou diversos trabalhos no V Colóquio Internacional de Análise do Discurso (CIAD), realizado na Universidade Federal de São Carlos, em São Paulo.

Coordenado pelos professores Francisco Paulo da Silva e Lúcia Helena Medeiros, o grupo apresentou resultados de pesquisas realizadas pelos professores e alunos do Mestrado Acadêmico em Ciências da Linguagem (PPCL) e por alunos de graduação em Letras e História.

Conforme Lúcia Helena, os trabalhos apresentados pelo grupo de pesquisa abordaram temáticas ligadas à discursivização sobre ensino, política e mídia, analisando a materialidade dos mais variados domínios discursivos.

Os trabalhos apresentados, acrescenta, são resultados de pesquisas que envolvem o PIBIC e o PIBID, como também recortes de pesquisas desenvolvidas nos cursos de mestrado acadêmico – PPCL e POSENSINO.

“Participar de um evento como este é de suma importância para o reconhecimento dos trabalhos desenvolvidos por professores pesquisadores e alunos da UERN”, destaca a professora.

Trabalhos apresentados:

(DES)CONSTRUÇÃO DE PRÁTICAS DISCURSIVAS RELACIONADAS AO GÊNERO E À SEXUALIDADE NA ESCOLA – Profª. Ma. Ana Maria de Carvalho

VIOLÊNCIA CONTRA CRIANÇAS NA DITADURA MILITAR: MEMÓRIA E VERDADE EM TESTEMUNHOS DA COMISSÃO NACIONAL DA VERDADE/BRASIL – Prof. Dr. Francisco Paulo da Silva; Camila Praxedes (aluna Mestrado PPCL)

PRISÕES E TORTURAS DE INDÍGENAS: DISCURSOS E PRÁTICAS DA DITADURA MILITAR REGISTRADOS PELA CNV – Prof. Dr. Francisco Paulo da Silva; Ramon Bezerra Pereira (graduação História)

DISCURSOS SOBRE RELAÇÕES DE GÊNERO E SEXUALIDADE NA ESCOLA – Profª. Dra. Lúcia Helena Medeiros; Lívia Maria Pereira da Silva (aluna graduação Letras); Monalisa Tavares Pereira da Silva (aluna graduação Letras)

PODER E VERDADE NA CONSTITUIÇÃO DO SUJEITO CROSSDRESSER – Prof. Me. Marcos Paulo de Azevedo; José Eduardo Pinto Duarte (aluno graduação Letras)

LULA LIVRE: DISCURSO, MEMÓRIA E PARÁFRASE – Prof. Dr. Edgley Freire Tavares

SUBJUGAÇÃO E PODER: UMA ANÁLISE DOS DISCURSOS DE UMA MULHER VÍTIMA DE VIOLÊNCIA DOMÉSTICA E DE SEU AGRESSOR – Monalisa Tavares Pereira da Silva (aluna graduação Letras); Lívia Maria Pereira da Silva (aluna graduação Letras); Profª. Dra. Lúcia Helena Medeiros da Cunha Tavares

DISCURSO, MEMÓRIA E PODER: OS CABELOS FEMININOS EM ANÚNCIOS PUBLICITÁRIOS – Polianny Ágne de Freitas NEGÓCIO (aluna Mestrado POSENSINO); Orientadora: Profª. Dra.Lúcia Helena Medeiros da Cunha TAVARES

FANTASIAS SEXUAIS E MODOS DE SUBJETIVAÇÃO: DA VISIBILIDADE DO CORPO À CULTURA DO DESEJO – Prof. Dr. José Gevildo Viana

COMISSÃO DA VERDADE: UM RESGATE DA MEMÓRIA DE VOZES SILENCIADAS PELOS TRABALHADORES RURAIS – Profª. Dra. Francisca Vilani de Souza (SEEC)

Apresentações em pôster: