Em sua 1ª Reunião Extraordinária, realizada nesta terça-feira, 26, o Conselho Diretor (CD) aprovou duas minutas de resolução relacionadas à Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (Prae): a que institui o Programa de Apoio à Participação de Estudantes em atividades acadêmicas, esportivas, culturais e político estudantis e a que reajusta o quantitativo de vagas de Estágio não-obrigatório.
No primeiro caso, traduz-se na prática num aumento da ajuda de custo para os estudantes. E, no segundo, o que e tem é o aumento de 15 bolsas de estágios no âmbito da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern), que passará de 110 para 125 vagas, permanecendo a bolsa, neste caso, em R$ 700.
A técnica-administrativa Ana Angélica, titular da Prae, disse que, quanto ao programa de apoio, tratava-se de “um momento bastante aguardado”. Segundo a pró-reitora, é um debate que já se prolonga há 15 anos. Por sua vez, as oportunidades de estágio, diz Ana Angélica, tem modificado o trabalho diário dos servidores, “uma vez que tem permitido aos nossos estudantes a colocar em prática o que eles já veem na teoria, dentro mesmo da nossa Instituição”. Por isso, ela fez uma defesa de ambos os projetos.