...

EN

ES

Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

Fórum de Terreiros de Religiões de Matriz Africana discute apoios e combate ao preconceito e racismo

O combate ao racismo e ao preconceito religioso foram os pontos mais mencionados durante o I Fórum de Terreiros de Religiões de Matriz Africana de Mossoró e a XVI Louvação ao Baobá, nesta quarta-feira (20), na Estação das Artes Elizeu Ventania. Uma muda de baobá foi plantada ao lado do prédio, na Avenida Rio Branco, e a tradicional celebração à árvore de origem africana encerrou a programação em frente ao Teatro Dix-huit Rosado.

Fazendo alusão ao Dia da Consciência Negra, celebrado hoje, os participantes, de diversos terreiros de Mossoró e outras cidades potiguares, parabenizaram a iniciativa de reunir segmento religioso em um momento de troca de ideias, celebração, discussão e de busca de apoios e políticas públicas em defesa dos povos tradicionais e ações contra a intolerância. Também foi lida uma carta pública que será apresentada à sociedade e a autoridades.

A Profª. Drª Eliane Anselmo da Silva, do Departamento de Ciências Sociais e coordenadora do Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (NEAB/UERN), classificou o evento como um marco importante na união das casas.

“Esse Fórum é pra gente pensar, refletir, discutir como se ajudar e se unir no combate às diversas formas de violência”, destacou.

O babalorixá Melque ressaltou a luta que as religiões de matriz africana travam diariamente e parabenizou a iniciativa em prol da união. “Trata-se de um momento ímpar, histórico, de lutas que se concretizam”, definiu.

O evento foi realizado pelo NEAB em parceria com a Rede de Jovens de Matriz Africana e Terreiros do Rio Grande do Norte (REJOMATE/RN) e a Comissão Permanente dos Povos de Terreiros de Mossoró/RN (COPPT).

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support