Formação em discussões étnico-raciais proporciona melhoria na atuação nas bancas de heteroidentificação da Uern

A Diretoria de Ações Afirmativas e Diversidade (Diaad) realizou, nos dias 6 e 8 de março, o curso de “Formação e atualização em discussões étnico-raciais para atuação nas bancas de heteroidentificação da Uern”, direcionado a pessoas inscritas para atuarem nesses bancas.

Para os participantes, o momento foi de grande contribuição para o trabalho a ser exercido nas seleções e concursos da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern).

“Fizemos uma discussão sobre as questões étnico-raciais e sobre a própria resolução que regulamenta a banca de heteroidentificação na Uern. Houve ainda uma dinâmica para que consigamos ser o mais preciso possível na verificação das pessoas negras, principalmente no caso de pessoas pardas. Tudo para que se construa um olhar mais treinado, no sentido de ser o mais justo possível na hora da avaliação”, disse a professora Eliane Anselmo, titular da Diaad.

A formação ocorreu em dois momentos, um deles de maneira remota (foto: reprodução/Google Meet)

Ouvidora setorial do Campus Caicó da Uern, Ilana Dutra participou da formação. Ela disse que “foi um momento incrível, porque contamos tanto com representantes da unidade interna quanto da externa. Isso reforça a Uern enquanto instituição socialmente referenciada e também o nosso compromisso em estar atuando diretamente em políticas importantes em nossa sociedade”.

De acordo com a estudante Natália Melo, do curso de Licenciatura em Ciências Sociais e integrante do Programa de Educação Tutorial em Ciências Sociais (Petcis), “não só foi um momento de troca de conhecimento acerca das principais temáticas e conceitos étnico-raciais atuais, mas um espaço de compartilhamento de vivências acadêmicas que cercam alunos que entraram pelas cotas e hoje se destacam na universidade”.

O primeiro dia do curso foi realizado presencialmente no Campus Mossoró, com 27 participantes; no segundo dia, ocorrida de forma remota, 44 pessoas participam da formação.