...

EN

ES

Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

Filme produzido por professor da Uern conquista mais cinco prêmios

O cinema produzido no Rio Grande do Norte ganhou mais um importante reconhecimento no circuito nacional de festivais. O curta-metragem Umbuzeiro, realizado pela produtora mossoroense Mistério Filmes, com o apoio cultural da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern) e do BNB Cultural Mossoró, foi o grande destaque da 13ª edição do Festival de Cinema de Caruaru, em Pernambuco, encerrada no dia 22 de agosto. Na Mostra Agreste, o filme conquistou cinco prêmios: Melhor Filme, Melhor Roteiro, Melhor Fotografia, Melhor Montagem e Melhor Atriz, para a atriz Múcia Teixeira.

Diretor do filme, professor Emílio Ribeiro

Dirigido pelo cineasta e professor da Uern Emílio Ribeiro, com roteiro da jornalista e escritora Camila Paula e de Emílio Ribeiro, Umbuzeiro estreou em março de 2026, no 2º Curta Varginha, em Minas Gerais. Desde então, já soma 19 seleções em festivais e mostras nacionais e internacionais e 15 prêmios, circulando por diferentes regiões do Brasil e tendo sido selecionado em eventos na Inglaterra, Estados Unidos, Itália, Espanha e Argentina.

Filmado na Fazenda Trigueiro, em Pereiro, no interior do Ceará, o curta acompanha uma senhora idosa cuja vida foi marcada pela violência. Reclusa em um antigo casarão, ela convive com memórias, silêncios e traumas que fazem passado e presente se confundirem. Ao lado do filho, o professor Elias, sua história também se transforma em matéria para a escrita de um livro.

A violência contra a mulher é, assim, apresentada não apenas como um acontecimento, mas como uma experiência cujas marcas permanecem ao longo do tempo. Trauma, memória, silêncio e ausência atravessam a narrativa, que utiliza uma estrutura de tempos fragmentados para aproximar o espectador da experiência subjetiva da personagem.

Essa construção é um dos grandes méritos do filme. O roteiro não entrega todas as respostas de maneira imediata: lembranças, acontecimentos e delírios se misturam, criando uma atmosfera de mistério e tensão. A fragmentação temporal contribui para revelar gradualmente as relações entre passado e presente e para mostrar como aquilo que foi vivido continua produzindo efeitos.

Beleza e força cinematográfica

A fotografia de Adriano Pinheiro e Murilo Santos é outro elemento de destaque. A paisagem do semiárido e os espaços da Fazenda Trigueiro não funcionam apenas como cenário, mas participam da narrativa, ajudando a expressar o isolamento, a memória e o estado emocional das personagens. O filme encontra beleza justamente na relação entre paisagem, silêncio e sofrimento, evitando representações estereotipadas do sertão. A composição dos espaços, a luz e os enquadramentos transformam o território em parte da própria experiência narrativa.

No centro dessa construção está a atuação de Múcia Teixeira, premiada em Caruaru. Sua interpretação é marcada pela contenção e pela sensibilidade. Por meio de gestos, expressões e silêncios, a atriz comunica sentimentos que muitas vezes não são verbalizados, tornando visíveis as marcas psicológicas da personagem. A trilha sonora original, com interpretação da cantora Maria Juliana, professora do Curso de Licenciatura em Música da Universidade Federal do Ceará (UFC), completa essa atmosfera. Música e silêncio dialogam com a fotografia, a atuação e o roteiro, contribuindo para uma obra marcada pela tensão, pela melancolia e pela memória.

O resultado é um filme em que seus diferentes elementos se articulam de maneira harmoniosa. Roteiro, fotografia, montagem, atuação e música trabalham juntos para construir uma narrativa sensível e visualmente potente, na qual a fragmentação do tempo não é apenas uma escolha estética, mas uma forma de representar a própria experiência do trauma e da memória.

Uma trajetória que ultrapassa fronteiras

A premiação em Caruaru se soma a outros reconhecimentos conquistados por Umbuzeiro, como Melhor Filme com Voz Autoral e Melhor Diretor, no Inland Independent Film Festival, em Araraquara (SP); Best Short Film Nation, no 5º Saria Film Festival, em Orlando, nos Estados Unidos; e Melhor Filme, Melhor Direção e Melhor Fotografia, no 3º Festival de Curtas Beija-flor, em Minas Gerais.

A circulação internacional continua nas próximas semanas. O curta fará sua estreia na Espanha, no Transhumant Festival, e também será exibido na Argentina, no 18º Festival Internacional de Cortometrajes “Corto Rodado”.

A trajetória de Umbuzeiro evidencia a capacidade do cinema potiguar de alcançar diferentes públicos e territórios. O filme também contou com o apoio da Uern e do BNB Cultural Mossoró, instituições que contribuíram para a realização e o fortalecimento da produção audiovisual potiguar.

O apoio reafirma a importância das parcerias entre instituições culturais, universidade e realizadores independentes para a valorização do cinema produzido no estado e para a ampliação de sua circulação em festivais nacionais e internacionais.

Assista AQUI ao trailer de Umbuzeiro.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support