Festuern se prepara para entrar em cena e será lançado nesta segunda-feira

Colaboração – Vitória Araújo, estagiária de jornalismo

Vai começar o espetáculo! A partir desta segunda-feira, 24, será dada a largada para mais uma edição Festival de Teatro da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Festuern). A programação de lançamento será às 14h, no auditório do Serviço Social da Indústria (SESI) Mossoró.

Considerado o maior Festival de teatro escolar do Estado, o Festuern se prepara para entrar em cena, reunindo dezenas de escolas públicas do Estado em uma semana de apresentações teatrais, no período de 21 a 25 de outubro. O Festival é um importante espaço de iniciação e amadurecimento artístico, e palco privilegiado para revelação de jovens talentos do teatro.

A programação de lançamento conta com a apresentação do grupo de teatro Escarcéu com o espetáculo “A Vingança de Catirina”. Na ocasião, também serão divulgadas as novidades de edição deste ano do Festival, bem como o Edital para as inscrições das escolas que desejam participar o evento.

Neste ano, o festival irá ampliar o número de escolas participantes, serão selecionadas 30 escolas que irão se apresentar durante o evento. As inscrições serão abertas na segunda-feira, 24 de junho, após o lançamento do Festival, e seguem até 14 de julho.

Por mais de 20 anos, o Festival vem mostrando a sua importância para a arte teatral da região potiguar, se tornando, desta forma, Patrimônio Cultural Imaterial do RN. O evento vem cumprindo seu objetivo de promover, difundir e divulgar manifestações artístico-culturais, como bem social indispensável na formação integral do ser humano, valorizando a escola e a universidade como espaços de produção de cultura e conhecimento.

Neste ano, por mais uma vez, o Festuern foi contemplado com o programa Câmara Cascudo. Além disso, o festival também foi contemplado com o selo dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU).

O Festuern é uma realização da Uern, através da Pró-Reitoria de Extensão e da Fundação para o Desenvolvimento da Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado do Rio Grande do Norte (FUNCITERN). O evento conta com parceria da TV Cabo Mossoró (TCM).

Do RN para o mundo

No palco teatral, o Festuern encanta o público com suas apresentações. Mas é por trás das cortinas que a verdadeira transformação acontece. Antes do abrir das cortinas, o Festuern percorre um longo caminho de cunho social, ajudando a transformar vidas e mudar realidades.

Não são poucos os casos de alunos da rede pública de ensino que aprenderam a ler para participar dos grupos de teatro das suas escolas. Crianças e adolescentes que tinham dificuldade na leitura e passaram a ter mais fluência. Jovens tímidos que perderam o medo e a vergonha ao se soltar nos ensaios e nas apresentações. Estudantes que sofriam de depressão, pensavam em suicídio e foram salvos pela arte.

O Festuern também é uma grande porta para jovens entrarem no mundo do teatro. Diversos estudantes que tiveram a oportunidade de mostrar sua arte e que foram reconhecidos através dos espetáculos. Um deles, é o ator Igor Fortunato, que neste ano estreou na nova novela da Rede Globo “No Rancho Fundo”, como o personagem “Zé Beltino”.

A instituição que Igor estudava fazia parte do projeto do Festuern e desta forma o ator sentiu o desejo de viver desta arte. “Entrei para o teatro assim e, na minha primeira peça, já me apaixonei e disse: quero fazer isso para o resto da minha vida”, relatou o ator.

A experiência de viver o Festuern também impactou o estudante Jhonata Kauã, que se apresentou ano passado com a Escola Estadual Moreira Dias, da cidade de Mossoró. Jhonata relata que foi desta forma que entendeu melhor como funcionava a arte e se descobriu dentro do teatro.

“Guardo todos os ensinamentos e memórias de todo o esforço que eu e meu grupo tivemos durante os ensaios, e principalmente no espetáculo. Foi surreal de lindo. Espero poder participar mais vezes do Festuern e continuar contribuindo mais ainda para esse festival tão lindo”, frisou o estudante.