Festuern completa 20 anos e inicia programação no Teatro Dix-huit Rosado

O Festival de Teatro da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Festuern) começou nesta segunda-feira, 16, no Teatro Municipal Dix-Huit Rosado.

“Este é o ano em que o Festuern completa 20 anos e o ano em que a nossa Universidade completou 55 anos e homenageou em sua assembleia universitária o saudoso professor Felipe Caetano, criador do festival, com a Medalha da Abolição”, disse a reitora Cicília Maia.

Ela destacou ainda que o evento é o maior festival de teatro escolar do Brasil, proporcionando cultural e educação para os jovens potiguares.

De acordo com o professor Esdras Marchezan, titular da Pró-Reitoria de Extensão (Proex) e coordenador do Festuern, o festival representa um momento especial para a educação do RN, tendo em vista que é feito pela Uern em parceria com as escolas da rede básica.

“Gostaria de trazer um agradecimento a todas as pessoas que, ao longo da história, construíram esse festival”, comentou o pró-reitor, também trazendo à lembrança do professor Felipe Caetano e registrando os patrocínios e o apoio do Governo do Estado, da Fundação para o Desenvolvimento da Ciência, Tecnologia e Inovação do RN (Funcitern), da Prefeitura de Mossoró, da Companhia Potiguar de Gás (Potigás) e da TCM Telecom.

O professor Lucídio Clebeson, diretor-administrativo da Funcitern, representou o presidente da fundação, professor Rafael Ramon. “A Funcitern está sempre à disposição para ajudar na realização deste e de outros eventos. Estamos de mãos dadas com a Uern”.

“É muito gratificante vermos, nos grandes eventos e espetáculos que marcam a vida mossoroense, tantas pessoas que passaram por esse palco do Festuern”, disse a professora Ana Maria Morais Costa, diretora da 12ª Diretoria Regional de Educação e Cultura do Rio Grande do Norte (Direc).

Interino da Potigás, José Vilamain representou a diretora-presidente da companhia, Marina Melo. Segundo ele, “a Potigás acredita nessas parcerias de cunho social e cultural”.

Zilene Marques, diretora-geral do Grupo TCM Telecom e viúva do ex-reitor Milton Marques lembrou dos momentos em que “ele me trazia para participar de eventos como esse”. A filha deles, Stella Marques, diretor executiva do grupo, completou: “A TCM acredita na formação e na transformação da vida das pessoas”.

A programação do Festuern dura até esta sexta-feira, 20, com apresentações nos períodos da manhã e da tarde. Confira aqui.

Fotos: João Moura/Uern