Na noite desta segunda-feira, 25, os alunos do curso de administração da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern) realizaram a Feira do Empreendedor Universitário (Femur) que envolveu três disciplinas: Administração de Pequenas e Médias Empresas, Administração da Produção e Orçamento Empresarial.
A Femur focou em produtos de área de alimentação.
O professor de Administração de Pequenas e Médias Empresas, Vagner Miranda destacou que o evento é uma oportunidade para os alunos colocarem em prática os planos de negócio que montaram. “A gente resolveu trazer a feira para eles, para que eles montassem um negócio na prática, pensando no público-alvo, que aí seriam os colegas deles da própria instituição, e numa deficiência que teria para a gente tentar suprir. A gente viu essa questão da alimentação, alguns colegas pensaram aí na parte também de produtos de essência, de cheiro, por exemplo”, frisou.
A professora Ana Augusta, da disciplina de Administração da Produção, destacou a parceria entre as cadeiras. “A gente sempre faz a parceria entre as disciplinas, o que é comum os alunos trabalharem em determinado período. E aí a gente propõe uma atividade relacionada com a disciplina. Por exemplo, a gente tem um tema lá da disciplina que a gente pede para eles fazerem um trabalho relacionado àquele evento. Aí a gente pede para eles executarem algum processo em relação à administração da produção, que tem muito a ver com essa parte dinâmica de construir, de produzir um produto, um serviço, inclusive alguns dos produtos que já trabalharam aqui que foram produtos que já desenvolveram na minha disciplina”, declarou.
O professor de orçamento empresarial Fábio Procópio disse a Femur é um momento para o estudante praticar os ensinamentos do curso. “Pela iniciativa do professor Wagner, a gente agregou, trouxe a disciplina de orçamento também. O aluno vai abrir, teoricamente, a empresa, aplicando aquilo que nós ensinamos no orçamento. Ele precisa focar antes, antecipadamente, no que é que ele prevê, quais são suas metas, ou seja, de venda, o que vai gastar em termos de investimento. Claro que aqui o investimento é bem mais simples, mas é exatamente o momento que ele tem para praticar”, afirmou
Caio Vitor, aluno do oitavo de administração destacou a experiência vivida na Femur. “A ideia, a proposta, ela foi muito bem aceita justamente pelo objetivo de a gente ter algo em prática, algo realmente que a gente possa iniciar, está todo ali o projeto da metodologia com relação ao início em si, a projeção, a execução, principalmente os resultados. Então a gente compartilha o mesmo pensamento com a turma, a gente vê o quanto é satisfatório a gente poder desenvolver um projeto como esse”, comentou.
Maria da Saúde, do sexto período, seguiu na mesma linha de Caio. “É uma experiência interessante, até porque a gente vai ter contato diretamente com as vendas e o público. Eu achei bastante interessante também porque teve toda a questão de planejar como iria ser, o que iria ter aqui para decorar, o que a gente ia fazer quanto seria o preço de cada coisa que a gente ia vender, eu achei muito interessante”, complementou.