Mais de 3.500 estudantes do Ensino Médio deverão participar da edição 2024 da Feira das Profissões da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern). A programação será realizada nesta terça-feira, 17, no Campus Mossoró, e na quinta-feira, 19, nos campi de Natal, Pau dos Ferros, Patu e Caicó, abrangendo atividades presenciais e remotas.
A Feira das Profissões é uma ação organizada pela Diretoria de Educação e Ações Comunitárias (DEAC), com foco nos estudantes que estão se preparando para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e que em breve poderão ingressar no ensino superior por meio do Sistema de Seleção Unificada (SiSU). O evento tem como principal objetivo aproximar os estudantes do ensino médio da realidade acadêmica e dos cursos oferecidos pela instituição.
No total, 62 escolas da rede básica se inscreveram para participar do evento, sendo 29 escolas inscritas para visitação em Mossoró; e
33 Escolas inscritas para visitação nos Campi (Natal, Patu, Pau dos Ferros, Caicó).
Durante a Feira, os estudantes poderão conhecer s instalações da universidade, como salas de aula, laboratórios e demais dependências. Ademais, os visitantes poderão conhecer de perto a estrutura de cada curso, os perfis profissionais e as possibilidades de atuação no mercado de trabalho.
Ao longo da programação da Feira das Profissões haverá uma estrutura reforçada para receber os estudantes, incluindo tendas de orientação e maior sinalização visual nos campi. Além disso, a recepção dos estudantes será realizada por monitores e professores, que auxiliarão na organização e no esclarecimento de dúvidas.
Os visitantes terão a oportunidade de participar de workshops práticos, conhecer laboratórios, projetos de ensino e extensão, além de assistir a relatos de experiências de docentes e discentes. No Campus de Natal, as atividades da tarde ocorrerão de forma remota, com transmissão ao vivo pelo canal oficial do campus no YouTube, permitindo que escolas de diferentes localidades acompanhem a programação.
A feira conta com a participação ativa das Pró-Reitorias de Ensino, Pesquisa e Extensão (Proex), bem como da Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (Prae), que intensificaram os esforços para tornar o evento ainda mais interativo e acolhedor.