Faen promove ações sobre saúde mental aos discentes do curso

Texto: Maurício Barros – Estagiário de Jornalismo

A Faculdade de Enfermagem (Faen), da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern), realiza ações com intervenções em saúde mental para os discentes de todos os períodos do curso de Enfermagem. O objetivo é estimular a criação de oportunidades de encontro, escuta e cuidado sobre saúde mental no território da universidade.

As ações são resultados da disciplina sobre saúde mental, que visa conscientizar os alunos de Enfermagem sobre as mudanças que surgem a partir da vida universitária, que vêm acompanhada de incertezas e ansiedades em relação ao âmbito familiar e profissional.

Tendo como coordenadores da disciplina os professores Deivson Lima, Alcivan Nunes e Magda Fabiana do Amaral, as ações também propuseram identificar a prevalência dos transtornos mentais comuns e o padrão de consumo de álcool e outras drogas que podem afetar a saúde dos universitários.

O coordenador da disciplina, professor Deivson Lima, enfatiza que as atividades desenvolvidas foram essenciais para a minimização da estigmatização da loucura e da marginalização de determinadas pessoas, promovendo saúde, direitos humanos e bem-estar.

Após desenvolver momentos de escuta, acolhimento e relacionamento terapêutico, os alunos do quinto período tiveram ações envolvendo yoga, arteterapia, grupos terapêuticos e outras práticas integrativas e complementares. Em seguida, os discentes em grupos e sob supervisão dos professores, desenvolveram intervenções com alunos do primeiro, terceiro, sétimo e nono período de Enfermagem.