Em referência à criação das primeiras faculdades de Direito do Brasil, Faculdade de Direito do Largo de São Francisco (SP) e Faculdade de Direito de Olinda (PE), em 1827, no dia 11 de agosto é celebrado o Dia do Advogado. Protagonista na formação de profissionais na área do Direito, sobretudo no interior, a Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern) tem muito a se orgulhar das conquistas e avanços neste setor.
Desde a criação do curso de Direto, em 1976, a Uern tem contribuído com a formação de advogados, juízes, promotores, defensores, delegados, entre outros profissionais da área. Semestralmente, são formados uma média de 30 a 35 profissionais, oriundo do curso nos turnos matutino e noturno.
A atuação da Universidade na formação pautada no conhecimento crítico, ético e propositivos tem possibilitado maior qualificação no exercício da atividade profissional.
Dentro do processo de formação, os alunos contam com o Núcleo de Prática Jurídica (NPJ), que é um importante espaço da prática ainda na graduação, além de disponibilizar relevantes serviços para a sociedade. O núcleo oferece consultoria, orientação geral, atendimentos sócio-jurídicos e serviços de conciliação e mediação a pessoas que ganham até dois salários mínimos, residentes nos municípios de Mossoró, Governador Dix-sept Rosado e Serra do Mel.
Hoje, a Faculdade de Direito da Uern conta com o Selo OAB Recomenda, que é concedido com base no bom desempenho dos graduados no Enade e Exame da Ordem. O indicador Selo OAB Recomenda assegura, juntamente ao Exame de Ordem, a inserção no mercado de advogadas e advogados devidamente capacitados para o exercício da profissão.
Além do ensino, que está de acordo com o grau de exigência cobrado pela OAB, indicando uma educação jurídica de qualidade, a FAD dispõe de diversos projetos de pesquisa e extensão, oportunizando uma formação completa.