Exposição de pinturas marca homenagens ao Dia da Mulher

Dentro da programação em homenagem ao Dia da Mulher, foi lançada na manhã desta sexta-feira, a exposição “Arte não tem idade”, na Pinacoteca José Gurgel, localizada na Reitoria da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern). A mostra ficará disponível durante todo o mês de março.

A exposição conta com obras produzidas pelas docentes aposentadas, participantes do Ateliê Fazer arte não em idade, e que retratam a mulher em seu cotidiano. A proposta é mostrar a força, a sensibilidade, os desafios e alegrias da mulher no dia a dia.

Na solenidade de abertura da exposição, a reitora Cicília Maia externou a alegria de pode acolher a exposição das aposentadas. E convidou a todos, em especial estudantes de escolas públicas, através do projeto Encontro com a Arte (Proex), a visitarem a mostra. “Nosso papel enquanto instituição é levar a arte e a cultura ao máximo de sujeitos para a sociedade”, declara.

A assessora da Pró-reitora de Extensão (Proex),Teresinha Albuquerque, destacou que a exposição é um espaço de manifestação artística e de reflexão sobre o papel da mulher na sociedade. A professora aposentada Elza Helena, curadora da exposição, agradeceu o apoio da Associação dos Docentes da Uern (Aduern) para realizar essa exposição. “Com as pinturas, conseguimos mostrar a nossa diversidade enquanto mulher”, declara.

A temática da exposição foi pensada com o objetivo de homenagear as mulheres, criando obras especificamente sobre a mulher em seus diferentes aspectos e momentos.

A exposição da pinacoteca contou com o apoio da Pró-reitoria de Gestão de Pessoas (Progep), através do Ciclos – Programa de Preparação de Aposentadoria (PPA).