Evento virtual aborda “Negritude em ascensão: A descolonização dos espaços”

O projeto de extensão Encontros de Literaturas, Artes, Culturas e outras Expressões (Enlace) vinculado ao Departamento de Letras Estrangeiras, do Campus Avançado de Pau dos Ferros, da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern), realizará, nos dias 24 e 25 deste mês, a terceira edição do “Negritude em ascensão: A descolonização dos espaços”.

Acontecendo pela segunda vez de forma virtual através do Google Meet, o evento discute no primeiro dia, a partir das 15h, “O empoderamento negro nas obras literárias: Do apagamento ao reinado”, com apresentação de Amanda Joice Fernandes Diniz, pesquisadora em Literatura Negra.

Em seguida, às 19h, o debate é sobre “Vozes negras na literatura hispanoamericana”, com condução da professora Ms. Marta Jussara.

No segundo dia, às 15h, a professora Dra. Maria Eliane Souza da Silva apresenta “A literatura de Carolina Maria de Jesus: A mulher negra marginalizada em contexto de protagonismo”.

Já pela noite, às 19h, os temas “Por uma Literatura Marginal e Negra: Escrevivências e descolonização na Literatura Brasileira Contemporânea” e “Sarau de poesia e (r)existência: A literatura como grito de bravura” serão expostos por Taiza Barros Leite, agente de cultura e pesquisadora em Literatura Brasileira Contemporânea.

De acordo com a professora Dra. Concísia Lopes dos Santos, o evento “sempre parte da literatura, discutindo como a questão negra é colocada nas obras literárias e, a partir daí, ampliamos a discussão para questões atuais que envolvem o povo negro. O objetivo do evento é não deixar a discussão de lado. Procuramos formar uma consciência antirracista”.