Evento Meetup Empreendedor reúne histórias de sucesso e transformação no interior do RN

Na noite desta quinta-feira (19), o auditório de Música da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern) foi palco do evento “Meetup Empreendedor”, que trouxe como tema central “Costurando Sonhos: Transformando Jucurutu na Capital da Lingerie”.

Organizado pelos alunos da disciplina de Unidade Curricular de Extensão (UCE), o encontro destacou a importância do empreendedorismo feminino na região e como ele pode transformar a realidade de cidades do interior.

O evento contou com a participação das empreendedoras Fátima Meneses e Cynthia Araújo, que compartilharam suas trajetórias de sucesso na gestão de uma empresa na cidade de Jucurutu. Fátima Meneses emocionou o público ao falar sobre a importância de acreditar no potencial do interior do estado.

“Nós achamos que as coisas acontecem só nas grandes capitais, mas aqui, em uma cidade de 20 mil habitantes, estamos vendendo para o Brasil todo. Isso mostra que somos capazes e que, juntos, podemos transformar o Rio Grande do Norte”​, disse.

Já Cynthia Araújo ressaltou a necessidade de compartilhar experiências e inspirar novos empreendedores. “Mostrar a trajetória, os erros e acertos é fundamental para quem está começando. Nossa empresa está completando 30 anos e viver o melhor momento agora é fruto de muita determinação e coragem”​.

O professor Rafael Demetrius, que orientou os alunos organizadores no trabalho, destacou a importância do projeto para a formação acadêmica e o impacto do evento para a comunidade: “Os alunos receberam total autonomia para organizar o evento. Isso está vinculado ao Laboratório de Negócios de Impacto Social, recém-inaugurado na Uern, que traz histórias de representatividade e impacto no nosso estado”​.

Marcelo Augusto, aluno de Jornalismo, e Emily Radija, de Administração, foram dois dos responsáveis pela organização do evento. Ambos destacaram o aprendizado e a superação de desafios ao longo do processo.

“Foi uma experiência muito boa, que gerou muito conhecimento. Esse evento foi organizado com muito carinho para toda a comunidade acadêmica e externa. Aprendi muito sobre empreendedorismo e perdi um pouco da timidez ao apresentar em público”, compartilhou Emily​.

Marcelo completou: “O evento foi organizado com muito carinho para toda a comunidade acadêmica, para a
comunidade externa”.

O “Meetup Empreendedor” foi um momento de inspiração e reflexão sobre o poder transformador do empreendedorismo feminino no inerior potiguar. O evento deixou claro que, com determinação e ousadia, é possível transformar sonhos em realidade e mudar a vida de muitas pessoas.