...

Evento da Uern discutirá questões de gênero no cenário regional

No período de 13 a 15 de maio de 2025 acontecerá, aqui em Mossoró, o I Seminário Regional de Gênero, Discursos e Sociedade (SERGEDIS), na Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern).  A conferência de abertura acontece no dia 13, às 18h30, no auditório da Faculdades de Letras e Artes (Fala/Uern), e abordará o tema “Literatura, relações etnico-raciais e diversidade”.

O SERGEDIS tem como objetivo estimular a divulgação de pesquisas acadêmicas, trabalhos artísticos e debates entre docentes e discentes em torno de questões sobre gênero no cenário regional. O evento traz conferências, simpósios temáticos, apresentações artístico-culturais, debates e outras modalidades que promovem a valorização das produções acadêmicas e culturais sobre a temática em destaque.

Dentre as temáticas que serão abordadas estão Gênero, Feminismo, Conservadorismo e Fundamentalismos religiosos; Práticas discursivas, relações de gênero e sexualidade na contemporaneidade; reflexões sobre gêneros e identidades, dentre outros.

“Esperamos a participação da comunidade acadêmica da Uern e de outras Universidades da região, IFRN e sociedade em geral, tendo em vista que é um evento transdisciplinar promovido pelo Programa de Pós-graduação em Ciências da Linguagem, junto com o Programa de Pós-graduação em Serviço Social e Direitos sociais, com o apoio da UERN, Pró-reitoria de pesquisa e pós-graduação e FAPERN, que financiará a presença de intérpretes de LIBRAS para garantir a presença de todes”, comentou a coordenadora do evento, professora Verônica Aragão.

O I Sergedis reforça a importância da mobilização da comunidade acadêmica interna para a construção de um pensamento crítico sobre igualdade de gênero no nordeste. Os interessados em participar ainda podem se inscrever, clicando aqui.