Estudantes de Jornalismo da Uern são selecionados em projeto voltado à cobertura das eleições de 2022

Dez estudantes do Curso de Jornalismo da Uern foram selecionados para participar do projeto “Jornalismo e educação: ocupando o vazio de notícias no RN”, desenvolvido pela agência de reportagem Saiba Mais.

Os alunos participarão, no mês de agosto, de oficinas de produção em jornalismo digital, as quais serão voltadas à cobertura das eleições 2022 no Rio Grande do Norte.

Ao longo das oficinas de pauta, apuração, edição e distribuição de conteúdo, os estudantes serão acompanhados por editores da agência Saiba Mais, com foco no combate à desinformação sobre as eleições em cidades do interior do Rio Grande do Norte.

Os participantes receberão uma bolsa equivalente a 100 dólares, sendo todo o custo de produção do conteúdo a cargo da agência Saiba Mais.

Além dos dez estudantes da Uern, outros dez discentes, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), também participarão da iniciativa. Das dez vagas oferecidas aos discentes da Uern, três foram destinadas a pessoas negras, uma para pessoas trans e outra vaga para pessoa com deficiência.

“Além de pensarmos a produção de notícias de uma maneira capilarizada e interiorizada, precisamos pensar em movimentos políticos de ações afirmativas em que possamos incluir dentro da sociedade pessoas minorizadas, que têm poucas oportunidades”, ressalta o professor Tobias Queiroz, do Departamento de Comunicação Social da Uern, um dos docentes conselheiros do projeto.

Conforme o professor, a produção das reportagens tem como um dos objetivos estimular entre os discentes a busca por outros pontos de vista e interpretações sobre a realidade social e os acontecimentos.  Além disso, complementa, o projeto também tem como intuito estender a abrangência das ações jornalísticas para além de Mossoró, contemplando diretamente outras cidades potiguares.

“Ao lado de Tocantins, o Rio Grande do Norte é o estado com o maior índice de ‘deserto de notícias’. Um dos principais pontos para os participantes é mostrar para eles e elas o quanto a nossa sociedade necessita de jornalismo de qualidade, que possa ser interiorizado e capilarizado, trazendo pro nosso corpo discente experiências e trocas de olhares e outras visões de mundo”, sintetiza.

Além de Tobias Queiroz, a professora Socorro Veloso, da UFRN, também será conselheira no projeto.

Confira abaixo a lista de estudantes selecionados:

Ampla Concorrência
Ana Letícia da Silva Oliveira