...

EN

ES

Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

Estudantes de Direito levam projeto de cidadania a escolas públicas de Natal

Orientados pelos professores David de Medeiros Leite, Nouraide Queiroz, João Bosco Filho e João Batista da Silva, alunos do curso de Direito do Campus de Natal estão desenvolvendo o projeto de extensão “Participação popular como instrumento de combate a corrupção: educação e exercício da cidadania”.

O projeto é realizado em duas escolas da capital. Na escola estadual Peregrino Junior, localizada no Conjunto Santa Catarina, as atividades são desenvolvidas pelos estudantes Rebeca Alves, Francisco Ivo Freitas e Djanicy Braga. Na escola municipal do 4ª Centenário, no bairro de Petrópolis, as oficinas são ministradas por Bráulio Martins e Herbete Souza.

O tema do projeto foi dividido em três blocos temáticos: Noções do Estado; Ética e cidadania, perpassando uma análise a respeito da corrupção; e Produção Textual.

Durante as oficinas, que acontecem a cada 15 dias, adolescentes na faixa dos 15 a 17 anos participam de dinâmicas de vários tipos. Para fechar o primeiro bloco temático, sobre Noções do Estado, os alunos de Direito desenvolveram um jogo de perguntas e respostas, no qual adolescentes, em grupos, deverão associar as respostas que estão na mesa às perguntas feitas, para ganhar pontos a cada acerto. “As perguntas são a respeito do que foi trabalhado com eles acerca de Noções do Estado”, explica Rebeca Alves.

“O objetivo do projeto é proporcionar de maneira mais didática possível a compreensão basilar de elementos que constituem o Estado, bem como, a partir disso, uma melhor compreensão das problemáticas sociopolíticas vivenciadas no nosso país. Para isso, estamos construindo esses diálogos com os estudantes de ambas as escolas, e almejamos, no final dos três blocos, que os adolescentes produzam contos a respeito de tudo que foi discutido. E se tudo der certo, estamos conversando e analisando se vai ser possível, publicar os melhores contos produzidos pelos eles”, acrescentou.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support