Estudantes de Comunicação Social da UERN são destaque do Prêmio Fiern de Jornalismo

A euforia e animação tomaram conta do grupo de estudantes do curso de Comunicação Social da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) que se consagrou o grande campeão do Prêmio Fiern de Jornalismo 2013. Os especiais multimídias inscritos pelos alunos da disciplina Jornalismo na Internet conquistaram o primeiro e segundo lugar na categoria estudante universitário e surpreenderam ao conquistar o Grande Prêmio Fiern de Jornalismo, concorrendo com todos os trabalhos inscritos, envolvendo profissionais e estudantes.

O Grande Prêmio Fiern de Jornalismo ficou com o grupo de alunos que produziu o especial multimídia “Indústria da Criatividade”, formado pelos estudantes Marina Clara, João Magagnin, Valéria Lima, Everton Maia, Amina Costa, Débora Amanda e Talyze Rebouças. O trabalho abordou o papel da inovação e da criatividade no desenvolvimento da indústria. O mesmo trabalho conquistou o primeiro lugar na categoria Estudante Universitário. Com os dois prêmios, os estudantes voltaram de Natal com R$ 18 mil de premiação e mais certificado.

O segundo lugar na categoria Estudante Universitário também ficou com um grupo de alunos do Departamento de Comunicação Social (DECOM/UERN). Com o especial multimídia “Vale Sustentável”, os alunos Jéssica Mafra, Yuri Feldman Artur Rebouças, Daniel Alves, Vonúvio Praxedes, Ana Paula Cardoso, Bárbara Gomes, Denis Pinheiro, Cosme Júnior, Dierly Ariane, Marina Clara e João Magagnin conquistaram o prêmio no valor de R$ 5 mil.

“É um momento importante demais porque o Prêmio Fiern de Jornalismo é o maior do Estado na área e termos nossos alunos em destaque é uma grande satisfação”, disse o professor Esdras Marchezan, orientador dos trabalhos vencedores. Ele também saiu premiado da festa. Com o especial multimídia “Escolas de Talento” – publicado no Portal De Fato.Com – ele ficou com o segundo lugar na categoria Webjornalismo profissional. O trabalho foi realizado em parceria com o repórter-fotográfico Fred Veras.

“Não imaginávamos tanto. Foi um trabalho de disciplina e tivemos algumas dificuldades no processo, mas fizemos com muito cuidado e disposição. Bom demais esse momento”, disse a estudante Valéria Lima, uma das integrantes do grupo que conquistou o Grande Prêmio Fiern de Jornalismo.

Para o chefe do Departamento de Comunicação Social (DECOM), a premiação mostra a qualidade do trabalho produzido pelos alunos do curso e também o compromisso de toda a equipe do departamento, envolvendo professores e técnicos-administrativos. “É momento de comemorar com nossos alunos e mostrar o valor do curso e a qualidade dos novos jornalistas que estão chegando ao mercado”, disse

Na categoria Radiojornalismo, quem conquistou o primeiro lugar foram o jornalista Moisés Albuquerque – também professor do DECOM/UERN – e o radialista Tárcio Araújo – estudante do curso de Comunicação Social/Radialismo. Tárcio já havia vencido o Prêmio Banco do Nordeste de Jornalismo, com reportagem orientada pelo professor Esdras Marchezan e veiculada na Universitária FM da Uern.

Texto do professor do DECOM Ms Esdras Marchezan