Estudantes da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) se preparam para competir nos Jogos Universitários Brasileiros (JUBs) 2019 – Jogos de Praia. A etapa nacional nas modalidades beach hand, beach soccer, futevôlei e vôlei de praia será entre os dias 19 e 24 de março, em Brasília.
Os estudantes Daniel Florêncio e Cleison José, ambos do curso de Educação Física do Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (PARFOR), do Campus Avançado de Assú, competirão na modalidade futevôlei. A dupla tem como treinador o professor Hideraldo Santos.
Na primeira fase dos JUBs, eles enfrentarão as equipes do Ceará, Brasília e Goiás. A etapa nacional reunirá atletas universitários do Amazonas, Ceará, Goiás, Minas Gerais, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Roraima, Santa Catarina e São Paulo, além do Distrito Federal, vencedores das etapas estaduais dos jogos universitários.
“A primeira competição que participamos foram os Jogos Universitários do Rio Grande do Norte (Jurns) e conseguimos ser campeões. Agora, nosso desejo é chegar até a final do JUBs”, diz confiante Daniel Florêncio. O estudante Cleiton José ressalta que só em estar entre as melhores equipes do Brasil concorrendo na etapa nacional já é uma conquista.
“Sabíamos do nosso potencial. Nós sempre treinamos muito e sabíamos que tínhamos condições de participar dos JURNs e ganhar. Agora, vamos para uma etapa mais difícil, onde estão os melhores. Já estamos entre as melhores equipes, e vamos nos esforçar ao máximo para conquistar esse importante título”, destaca o atleta.
Para a assessora do setor de Esportes da Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (PRAE), Danielle Bessa, a participação dos estudantes nos JUBs é de suma importância para divulgar os atletas da UERN. “Os jogos universitários têm dado visibilidade aos nossos atletas em nível estadual e nacional”, frisa.
A competição nacional recebe aproximadamente 350 pessoas entre atletas, técnicos e delegação. Os JUBS (Jogos de Praia) 2019 são uma realização da Confederação Brasileira do Desporto Universitário (CBDU) e da Federação do Esporte Universitário do Distrito Federal (FESU).