Estudantes da UERN participam de capacitação oferecida pelo Enactus e Mc Donald’s

Estudantes da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), que integram a equipe semifinalista da competição nacional do edital “Com Mc Mudamos o Mundo”, participarão de capacitação ofertada pelo Enactus e Mc Donald’s. O evento Enactus McMeeting será realizado nos dias 2 e 3 de maio, na Universidade do Hambúrguer, em Barueri (SP).

O Enactus McMeeting tem o intuito de preparar os times e lojas semifinalistas para desenvolver projetos selecionados na competição da melhor forma possível. Da equipe da UERN, estarão Débora Regiane Melo, Antônio Jussei de Araújo e Raphael Dorgano, do curso de Administração, e Lígia Maria Dantas, do curso de Ciência da Computação.

Para a viagem, os estudantes contam com o apoio da Universidade, que disponibilizou passagens aéreas. “Estou sem palavras para descrever tanta coisa boa que está acontecendo. É uma oportunidade muito boa poder ter essa aproximação com a Enactus, participar da capacitação com a Mc Donald’s e ter um direcionamento para saber o que eles esperam do projeto. Esperamos aproveitar o máximo possível dessa capacitação”, destaca a estudante Débora Regiane.

A equipe da UERN é uma das dez semifinalistas da competição “Com Mc Mudamos o Mundo”, que tem o objetivo de estimular os competidores a desenvolver uma ideia interessante que possa auxiliar o próprio Mc Donald’s, bem como a sociedade que está em torno da própria empresa. Os alunos da Universidade propõem a criação de um aplicativo que auxilie a logística de gestão de recursos e distribuição dos produtos oriundos da agricultura familiar e, consequentemente, contribua para aumentar a renda dos participantes do projeto.

Lígia Maria Dantas enfatiza que o processo de desenvolvimento do aplicativo está bastante avançado e a capacitação em São Paulo potencializará as ações que estão em andamento. “Já fizemos uma visita técnica para observar a realidade dos cooperados da Cooperativa Central da Agricultura Familiar do Rio Grande do Norte (COOAFARN) e estivemos na loja parceira do Mc Donald’s para colher informações necessárias para a elaboração do projeto”, diz.

O intuito é entregar ao final do projeto um aplicativo que ajude na logística da Cooperativa, de modo que seja possível identificar os produtos em tempo real e assim facilitar o transporte e a roteirização, a fim de aumentar a renda atendendo novos mercados e reduzindo custos relacionados ao frete e ao desperdício.

Além dos estudantes que irão para a capacitação em São Paulo, a equipe da UERN é composta por Abner Praxedes de Oliveira, aluno de Administração, e os estudantes de Ciência da Computação André Luiz de Souza e Michael Charles Ferreira da Silva. A equipe é coordenada pelo Prof. Dr. Vinícius Claudino de Sá, do curso de Administração, com o apoio da Profª. Dra. Cicília Raquel Maia Leite e do Prof. Dr. Francisco Chagas de Lima Júnior, do curso de Ciência da Computação.