ESTUDANTES DA UERN APRESENTARÃO TRABALHOS DURANTE CONGRESSO INTERNACIONAL

Os acadêmicos do Curso de Graduação em Direito, do Campus Central, da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, Saulo Bandeira de Oliveira Marques e Ramon Rebouças Nolasco de Oliveira, tiveram, cada um, um trabalho aprovado pela Comissão Organizadora do “Congresso Internacional em Homenagem a Claudio Souto: Sociedade, Direito e Decisão em Niklas Luhmann”, evento promovido pelo Grupo de Estudos Moinho Jurídico, da tradicional Faculdade de Direito do Recife/UFPE, a ser realizado dos dias 24 a 27 de novembro de 2009, no Centro de Ciências Jurídicas.

O discente Ramon Rebouças apresentará o trabalho “A dogmatização do direito e sua conformação enquanto tecnologia da decisão”, na Sessão Temática “Teoria do Direito e Decisão Jurídica”, composta por Rodrigo Silva Rosal de Araújo (Doutorando em Filosofia pela Universidade Federal de Pernambuco e Professor da Faculdade de Olinda), Rafael Lazzarotto Simioni (Doutor em Direito pela UNISINOS/RS e Mestre em Direito pela Universidade de Caxias do Sul/RS) e Ricardo Henrique Carvalho Salgado (Doutor e Mestre em Direito pela Universidade Federal de Minas Gerais).

Por sua vez, o estudante Saulo Marques apresentará “Limites e perspectivas da legitimação pelo procedimento no controle abstrato de constitucionalidade das leis no Brasil” na Sessão Temática “Constituição, Direito e Política”, composta, dente outros, por Gustavo Ferreira Santos (Doutor em Direito pela Universidade Federal de Pernambuco e Mestre em Direito pela Universidade Federal de Santa Catarina) e por Fernando Rister de Sousa Lima (Mestre em Direito pela PUC/SP, tendo sido pesquisador visitante na Università degli Studi di Lecce/Itália).

O congresso internacional contará com a presença de nomes importantes da pesquisa jurídica nacional e estrangeira, entre eles os professores Javier Torres Nafarrate (Universidad Autónoma/México), Leonel Severo Rocha (UNISINOS/RS), A. Fischer-Lescano (Universidade de Bremen/Alemanha), Juliana Neuenschwander (FND/UFRJ) e Marcelo Neves (USP e CNJ).

O evento homenageará um dos maiores nomes da sociologia jurídica brasileira, o professor emérito da UFPE, Cláudio Souto, ocupante da cadeira nº. 22 da Academia Pernambucana de Letras Jurídicas, e serão discutidas as relações existentes entre direito e sociedade sob a perspectiva das decisões jurídicas, com aporte teórico em Niklas Luhmann, o qual é um dos maiores representantes da Sociologia alemã atual, adepto de uma teoria particularmente própria do pensamento sistêmico, que encara a sociedade como um sistema autopoiético.

Mais informações em http://www.ufpe.br/moinhojuridico/evento.html