Estudantes da Faen ministram oficina sobre primeiros socorros

*Texto: Maurício Barro – Estagiário de Jornalismo

O projeto de extensão “Vigilância e promoção em saúde no contexto escolar (VPSE): ações e estratégias de enfrentamento”, da Faculdade de Enfermagem (Faen), da Universidade do Estado do Estado do Rio Grande do Norte (Uern), participou da II Feira de Ciências promovida pela Escola Municipal André Luís, em Mossoró.

Na ocasião, os alunos de enfermagem ministraram oficina de primeiros socorros, aferição da pressão arterial e abordaram sobre manobras para ressuscitação cardiopulmonar e de Heimlich, mais conhecida como manobra para o engasgo.

A coordenadora geral do projeto, professora Suzana Carneiro, explicou que a escola é um ambiente participativo e tem um papel educativo na promoção à saúde e prevenção, por isso é importante abordar a temática. “É importante ações de extensão com foco na temática de primeiros socorros, uma vez que o ambiente escolar é propício para o ensino e também é cenário de acidentes”, destacou.

O projeto “Vigilância e promoção em saúde no contexto escolar: ações e estratégias de enfrentamento” tem como objetivo desenvolver ações e estratégias de enfrentamento à vigilância e promoção em saúde nas escolas públicas do ensino fundamental em Mossoró.