Escola Estadual recebe apresentação do Projeto de Extensão “Banda nas Escolas”

Nesta quinta-feira, 19 de julho, a Escola de Música D’alva Stella Nogueira Freire, da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern), realizou uma performance do Projeto de Extensão “Banda nas Escolas” na Escola Estadual Francisco Antônio de Medeiros, no bairro Belo Horizonte. Alunos da escola realizaram a apresentação com auxílio dos professores.

O projeto, parte do Programa de Formação para Bandas de Música, iniciou aulas semanais de música em 5 de julho, com o objetivo de criar uma banda com instrumentos de sopro, como trombone e trompete. O músico Hallyson Dantas afirmou que a ação envolve professores, bolsistas e voluntários do projeto, além da comunidade escolar.

O professor de Artes da escola, Lizoyrlo Nery, destacou a importância da iniciativa. “Tínhamos material parado e, sozinho, eu não conseguia formar a banda. A ajuda dos colegas da Uern é maravilhosa para os alunos, que já participam de projetos musicais na escola”, disse. Nery é egresso da Universidade.

Alunos como Lilian Beatriz, 15 anos, estão animados: “A música ajuda muito em tudo. Desde que o projeto foi lançado, fiquei interessada porque ninguém consegue viver sem música”. Ela iniciou as aulas com flauta doce e hoje já foca flauta transversal.

O professor Bruno Farias, da Escola de Música da Uern, reforçou o impacto positivo: “A recepção é a melhor possível. Estamos desenvolvendo e consolidando o grupo para que logo estejam atuando como uma banda. Os alunos têm aceitado muito bem, e a experiência tem sido muito bacana e interessante”.

O projeto “Banda nas Escolas” não só promove a formação musical, mas também dissemina arte e cultura nas escolas públicas, contribuindo para o desenvolvimento social e profissional dos estudantes. A Escola Estadual Francisco Antônio de Medeiros é o piloto, mas a ação deverá ir para outras instituições.

Fotos: Rodrigo Oliveira/Uern

Confira os registros aqui.