Escola da UERN – EdUCA abre espaço para adolescentes em cumprimento de medidas socioeducativas

A Escola da UERN – EdUCA é parceira do Serviço de Medidas Socioeducativas da SEMTAS – CREAS Norte, para a inserção de adolescentes em acompanhamento de liberdade assistida nos cursos que oferece. A EdUCA  também abre espaço para o cumprimento de medidas de prestação de serviços à comunidade, possibilitando que os adolescentes possam desenvolver atividades administrativas e/ou pedagógicas, como auxiliares ou monitores.

Esse é mais um serviço prestado pela EdUCA, que atende cerca de 1.500 pessoas entre crianças e idosos em cursos, oficinas e modalidades esportivas. Através da parceria com o CREAS, a UERN proporciona a jovens em cumprimento de medidas socioeducativas a oportunidade de descobrir e desenvolver novas habilidades, além de fortalecer os vínculos comunitários.

Em geral, adolescentes a partir dos 12 anos de idade podem cumprir medidas socioeducativas em meio aberto, quando se envolvem em atos infracionais considerados de natureza leve. Eles são então acompanhados pela política de assistência social, para a garantia de direitos, a responsabilização e o fortalecimento dos vínculos comunitários e familiares. As medidas são sentenciadas pela Vara da Infância e da Juventude. Após audiência, os adolescentes são encaminhados para o Serviço de Medidas Socioeducativas para cumprimento de liberdade assistida ou prestação de serviços à comunidade, no caso das medidas em meio aberto.

A EdUCA tem recebido adolescentes entre 15 e 18 anos de idade.

“Essa parceria tem sido extremamente importante, visto que possibilita o cumprimento das medidas socioeducativas em um espaço educativo e cultural voltado à comunidade. Ademais, esses adolescentes são acolhidos e reconhecidos nesta instituição como sujeitos de direitos, e por isso a EdUca tem sido exemplo de instituição que exerce compromisso social”, avalia a psicóloga do CREAS, Mariana Fonseca Cavalcanti.

O CREAS pode celebrar parcerias apenas com instituições públicas ou organizações não governamentais. “Essa é uma das atribuições mais desafiadoras, considerando que há uma certa resistência por parte das instituições em receber esse público. São muitos estigmas e estereótipos que são reproduzidos pela sociedade em relação à periculosidade desses adolescentes. No entanto, temos resultados muito significativos com as parcerias firmadas, a exemplo da parceria com a EdUCA, a ONG Ilha da Música, localizada na Redinha, e diversos equipamentos das políticas de assistência social e da saúde”, garante a psicóloga.

Um dos adolescentes que cumpre medida socioeducativa na Escola da UERN falou sobre como está sendo a experiência e o que espera para o futuro. Aos 17 anos, estudante da 1ª série do Ensino Médio, na Escola Estadual Varela Barca, ele contou que mora com a família e cogita cursar faculdade de Direito. O rapaz diz como está sendo a experiência na UERN e manda um recado para jovens como ele.

Confira a entrevista:

O que você está aprendendo na EdUCA?

Estou gostando muito de estar aqui. Estou conhecendo pessoas, aprendendo sobre informática e outras coisas. Gostei tanto que chamei vários colegas de minha escola para fazerem cursos aqui também.

Você já conhecia a Escola da UERN?

Sim. Conheci através de um amigo. Ele me chamou, e o pai dele, que foi meu patrão, disse que pagaria o curso pra mim. Quando o CREAS me mostrou as opções de lugares para cumprir minha prestação de serviço pedi pra ficar na UERN, porque já tinha me matriculado para fazer o curso de Informática. Foi ótimo, porque juntei as duas coisas.

Por que já tinha se matriculado em um curso na EdUCA?

Porque acho importante fazer este curso para meu futuro.

O que você diria a outros jovens como você?

Que não tenham medo. É justo que se pague pelo que se deve. Antes, eu estava com muito medo, mas agora estou feliz, porque foi bem diferente do que imaginei. Fui muito bem recebido na UERN. Todo mundo me trata bem e é legal. Não imaginei nunca que seria assim. Foi uma boa surpresa pra mim.