Equipe de natação com participação da Uern conquista 23 medalhas em Aracaju

Em uma exibição impressionante de habilidade e determinação, a equipe de natação potiguar conquistou um total de 23 medalhas no último final de semana em uma competição de alto nível, o XXV Troféu Sérgio Silva, realizado em Aracaju. Os nadadores demonstraram um desempenho excepcional, superando adversários e estabelecendo-se como o melhor desempenho entre as equipes do Rio Grande do Norte e 10º lugar entre os 25 times participantes do Nordeste.

O grupo vencedor é fruto de um trabalho de extensão universitária iniciado na Faculdade de Educação Física (Faef) da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern), em parceria com a Associação Desportiva de Natação Pajuçara (ADNP), em Natal, e com a Universidade Federal Rural do Semi-Árido (Ufersa).

Coordenados pelos professores Adalberto Veronese, da Uern, e João Carlos, da ADNP, os atletas melhoraram muitos dos seus índices garantindo evolução para as próximas competições.

Por meio de um programa de treinamento e apoio individualizado, os treinadores ajudaram os atletas a maximizar seu potencial e alcançar resultados notáveis.

Com um conjunto de talentos diversificado e bem treinado, a equipe dominou os diferentes estilos de natação, garantindo medalhas de ouro, prata e bronze em diversas categorias. Desde as provas de velocidade até as disputas de resistência, os atletas demonstraram uma combinação única de técnica refinada, resistência física e determinação.

Na categoria sênior, a nadadora Fernanda Moura (foto ao lado) recebeu o troféu eficiência e ainda levou para casa quatro medalhas de ouro, uma medalha de prata e uma medalha de bronze.

A emoção e o orgulho eram evidentes nos rostos dos membros da equipe enquanto recebiam suas medalhas no pódio.

Todos os atletas integram também o projeto “Campeões da ADNP”, aprovado na Lei RN Esporte+Lazer, com patrocínio do Governo do Estado e da 3R Petroleum. Pelo projeto, 360 estudantes de escolas públicas do RN participam de aulas gratuitas de natação nas piscinas da Uern e Ufersa, em Mossoró, e do Caic e Colégio Expansivo, em Natal. Todo o trabalho conta com apoio da Pró-Reitoria de Extensão (Proex) da Uern.

Confira o quadro de medalhas da equipe

Beatriz Soeiro

Gabriel Carvalho