Encontro reúne moradores de Residências Universitárias da Uern

Texto: Vitória Araújo – Estagiária de Jornalismo

O Encontro de Moradores de Residências Universitárias da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern) reuniu dezenas de estudantes de vários campi na manhã de hoje, 12, no auditório da Faculdade de Serviço Social (Fasso), Campus Mossoró, no sentido de apresentar os programas, o alinhamento sobre as normas do convívio e regimentais, além de propiciar um diálogo mais próximo entre a Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (Prae) e os(as) beneficiários(as).

O encontro trouxe novidades para os discentes, como a aprovação da Política de Assistência Estudantil (PAEST) da Universidade, que prevê um auxílio alimentação para os residentes, e a realização de uma consulta pública para revisão e atualização do regimento interno.

“A gente considera uma grande vitória para as residências esse programa com o auxílio alimentação. Os estudantes das residências universitárias vão ser os primeiros a serem contemplados”, frisa Nestor Duarte, pró-reitor adjunto de Assuntos Estudantis.

A PAEST abrange programas e ações desenvolvidas pela Uern, que tem o intuito de garantir aos estudantes o acesso à moradia estudantil; alimentação; transporte; inclusão digital; atenção à saúde e qualidade de vida; cultura, esporte e lazer; e creche.

Os programas também asseguram apoio social, pedagógico e psicológico; participação em eventos acadêmicos-científicos, culturais, desportivos e políticos; eventos e ações ligadas ao ensino, à pesquisa, à extensão e à inovação, promovidas por entidades estudantis da Uern.

A pró-reitora Ana Angélica Nogueira comemorou a aprovação por parte do Conselho Universitário (Consuni) em reunião ordinária na manhã de hoje, 12.

“Todos nós estávamos aguardando ansiosamente para que, a partir desse marco, a Política de Assistência Estudantil, rever todas as nossas resoluções, os nossos programas, para que a gente continue consolidando a assistência estudantil dentro da nossa universidade. Estamos buscando, cada vez mais, melhorar os nossos programas, assim como dar condições de qualidade para a permanência de estudante na Universidade”, destacou.

Para Bruno Alexandre, discente do curso Rádio, TV e Internet, “o evento foi proveitoso no sentido de esclarecimento de dúvidas e também de convivência e socialização com todos os residentes dos campi da Uern”.

O Encontro contou ainda com atividades de prevenção à saúde, palestra, dinâmicas e práticas integrativas.