...

EN

ES

Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

Encontro institucional de parceiros da Uern debate políticas de inclusão e acessibilidade

Gestores, representantes de instituições sociais, educacionais e governamentais, professores, técnico-administrativos e estudantes participaram na manhã desta segunda-feira, 19, do II Encontro Institucional de Parceiros da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte: Socialmente Referenciada, Inclusiva e Includente. O evento ocorreu no auditório da Faculdade de Educação Física (Faef), e teve como objetivo debater questões relacionadas à acessibilidade e à igualdade de oportunidades.

Partciparam do encontro, o Subchefe do Gabinete da Reitoria, Prof. Dr. Jandeson Dantas da Silva, representando a reitora Cicília Maia; a diretora de Políticas e Ações Inclusivas da Uern, Ana Lúcia Aguiar; a coordenadora do Centro de Referência Paralímpico – Polo Uern, Irany Knackfuss; o diretor da Faculdade Católica do Rio Grande do Norte, Padre Charles Lamartine; o presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência de Mossoró, Luís Correia; a coordenadora de Políticas para Pessoas com Deficiência de Mossoró, Camila Morais; e a coordenadora geral da Ações Afirmativas, Diversidade e Inclusão Social, Fernanda Kallyne.

O evento contou com a apresentação cultural e um momento de acolhida. Em mensagem de vídeo, a reitoria Cicília Maia destacou que este encontro é uma oportunidade valiosa para debater questões de inclusão e acessibilidade. “Temos desenvolvido um trabalhado de forma contínua para promover a acessibilidade e a inclusão. Esse evento é uma oportunidade para compartilharmos experiências e debatermos soluções para os desafios da acessibilidade e inclusão, a fim de garantir o pleno direito das pessoas com deficiência”, afirma.

Irany Knackfuss apresentou o projeto do Centro de Referência Paralímpico no Campus Mossoró, que tem destaque nacional, disponível para comunidade interna e externa. “O Centro tem como objetivo oportunizar a prática de esporte, e, futuramente, preparar atletas para as parolimpíadas”, declara. No país, existem apenas 39 Centros de Referências desta natureza.

Ana Lúcia enfatizou a importância das parcerias para o desenvolvimento de ações voltadas para uma sociedade inclusiva e includente. “Vamos juntos trabalhar cada vez mais pela queda de barreiras atitudinais, para termos uma prática anticapacitista e garantir dos direitos de todos”, afirma. O padre Charles Lamartine ressaltou o papel da Universidade na construção de uma sociedade mais inclusiva.

Jandeson Dantas frisou que a Universidade tem buscado fazer investimentos e firmar parcerias para otimizar as ações de inclusão. “O Centro de Referência Paralímpico é um importante passo para promover a inclusão e revelar talentos”, observa.

O II Encontro Institucional de Parceiros da Uern: Socialmente Referenciada, Inclusiva e Includente é uma importante e necessária medida para garantir a inclusão e a igualdade de oportunidades para as pessoas com deficiência.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support