Com o objetivo de solidificar uma cultura de pesquisa documental no Departamento de História, da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (DHI/UERN), foi aberto na noite de terça-feira, dia 10 de março, o I Encontro de Pesquisa em História Social e História Cultural da UERN. O evento segue até a próxima sexta-feira, dia 13 de março.
Durante a abertura, que discutiu o tema “Cultura e Sociedade: diálogos possíveis no corredor da História”, o auditório da Faculdade de Filosofia e Ciências Sociais (FAFIC), estava lotado de alunos e professores. O professor Lauro Gurgel, chefe de gabinete, representou o reitor Milton Marques na solenidade de abertura. Também estiveram presentes os Pró-reitores Carlos Ruiz (PROPEG), Glaudionora Silveira (PROEG) e Geovânia Toscano (PROEX). O coordenador do evento, Prof. Ms Fabiano Mendes, em sua fala inicial, dedicou a iniciativa aos estudantes e destacou o encontro de gerações e a importância de estimular futuros historiadores a se dedicarem à pesquisa.
Os palestrantes da noite de abertura foram os professores Dr. Frederico de Castro Neves (UFC) e Dra. Maria Emília Monteiro Porto (UFRN). A mesa foi coordenada pelo Prof. Ms Francisco Linhares (UERN). “A maneira como observo a história, me leva a observar a unidade e não a diferença", afirmou Maria Emília Monteiro. Para uma platéia atenta, o professor Frederico de Castro, afirmou que a História é o resultado de ações complexas. "A roda da História só anda para frente, não há como voltar atrás. Pensar a História é pensar num processo infinito”, destacou.
O professor Fabiano Mendes explica que os alunos do curso de História, em processo de formação, terão durante o encontro a oportunidade de conhecer o quão profundo e abrangente é o campo da pesquisa em História. “Em resumo, trata-se de olhar para as possibilidades da pesquisa historiográfica que possui o Rio Grande do Norte, suas casas de memória, seus acervos documentais, seus sujeitos e práticas ainda invisíveis à espera de uma Nova História do RN que exigirá abordagens específicas”, comenta Fabiano.
O I Encontro de Pesquisa em História é realizado pelo Departamento de História (DHI) e Grupo de Pesquisa História do Nordeste: Sociedade e Cultura. Conta com o apoio da FAFIC, Pró-Reitoria de Administração (PROAD) e tem o patrocínio da UERN e da FAPERN.
PROGRAMAÇÃO
Dia 10 de março de 2009 – Das 19h às 22h
Abertura
Fala inicial: Professor-mestre Fabiano Mendes – UERN -Mesa 1 – "Cultura e Sociedade: Diálogos Possíveis no Corredor da História". Professor-doutor Frederico de Castro Neves – UFC -Professora-doutora Maria Emília Monteiro Porto – UFRN
Moderador: professor-mestre Francisco Linhares – UERN
Dia 11 de março de 2009 – das 19h às 22h
Mesa 2 – Memória e Oralidade
Professor-doutor José Olivenor Souza Chaves – UECE-FAFIDAM
Professor-mestre Lemuel Rodrigues da Silva – UERN
Professor-especialista Marcílio Lima Falcão – UERN
Moderador: professor-mestre Lindercy Nunes – UERN
Dia 12 de março de 2009 – Das 19h às 22h
Mesa 3 – Cultura e Política
Professora Paula Rejane Fernandes – UEPB
Professor-mestre Iza Luciene Mendes Regis
Professor-mestre Lindercy Nunes – UERN
Moderador: professor-mestre Fabiano Mendes – UERN
Dia 13 de março de 2009 – Das 19h às 22h
Mesa 4 – Sociedade e Cultura em Mossoró
Ítala Raiane Trajano Alves (4º Período)
Francisco Ramon Matos Maciel (4º Período)
Luiz Carlos Medeiros da Rocha (4º Período)
Danúbia Géssica Trajano da Silva (6º Período)
Francisco Urbano Alves (6º Período)
Maria Patrícia de Souza (6º Período)
Néliton Marcolino de Araújo (8º Período)
Bruno Balbino Aires da Costa (8º Período)
Caio Ferreira Rocha (8º Período)
Emanuela Tatiana Pereira da Silva (8º Período)
Moderador: Marcílio Lima Falcão – UERN
Lançamento de livros:
– Catálogo das obras de Ciências Sociais da Biblioteca do Dr. Vingt-un Rosado
– “História Social e História Cultural de Mossoró: Métodos e Possibilidades”
Coquetel de Encerramento
Mais informações:
3315-2142 – Departamento de História
Iuska Freire – Agecom/UERN