Encontro Anual da Pós-Graduação foca em planejamento estratégico para consolidação de programas

Os 15 anos dos primeiros programas de pós-graduação na Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern) e sua consolidação através de planejamento estratégico. Este foi o foco do Encontro Anual da Pós-Graduação (EAPG), realizado na tarde da segunda-feira, 06, no auditório da Faculdade de Filosofia e Ciências Sociais (Fafic).

Com programação até quarta-feira, 08, o evento trouxe, para a conferência de abertura, professora doutora Tania Maria Hetkowski, pró-reitora de Pesquisa e Ensino de Pós-Graduação da Universidade do Estado da Bahia (Uneb). Ela tratou justamente de planejamento estratégico. Para ela, trata-se de etapa essencial no desenvolvimento dos programas de pós-graduação das instituições.

“Os programas precisam fazer uma autoavaliação de vários aspectos que estão nas fichas de avaliação e um planejamento numa perspectiva de quatro anos. Esse planejamento é que pode consolidar os programas de pós-graduação e essa consolidação é necessária quando tratamos de universidades estaduais, onde os programas são muito jovens e precisam ser consolidados no interior”, explicou.

Ainda na abertura, o professor doutor Wogelsanger Oliveira Pereira, diretor de Pós-Graduação da Uern, falou sobre a importância da interiorização do ensino e da pesquisa. “Como importante protagonista. É assim que a Uern vem se apresentando aos longo dos últimos anos para a sociedade potiguar quando o assunto é Ciência e Educação. Sua difusão em toda a extensão territorial do Estado e o legado de pioneirismo qualifica a Instituição entre gerações como importante equipamento público, gerando de forma incansável oportunidades. A oferta de cursos de pós-graduação é uma delas”.

O diretor mencionou ainda o papel indispensável do professor Pedro Fernandes, ex-reitor da Uern, na consolidação dos programas de pós-graduação da Instituição.

Também presente no evento, o ex-reitor destacou que as conquistas da Uern na pesquisa foram resultado de “momentos de muita dedicação, muito trabalho, muito sonho e uma certeza: vamos acreditar, ser insistentes. Porque, na hora que colocávamos a nossa localização geográfica (tirando Natal), que colocávamos que era uma instituição estadual, que era do Nordeste, já vinha um monte de problema, de dificuldades. Não podíamos escutar, tínhamos que acreditar. Então, nós nos abraçamos e fomos fazer esse trabalho”.

A reitora Cicília Maia lembrou ainda da importância de outro ex-reitor, o professor Milton Marques, que enfrentou momentos de grande dificuldade. Após um trabalho árduo, os três primeiros programas de pós-graduação da Uern – Física, Ciência da Computação e Letras – se concretizaram em 2008. “Acredito que aquele momento foi muito particular, porque aqueceu a nossa Universidade de tal modo que se começou uma cadeia integrada de alunos de graduação e pós-graduação. Quer queira, quer não, começamos a elevar a nossa autoestima enquanto pesquisadores, enquanto professores, enquanto educadores”, disse.

Titular da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (Propeg), a professora doutora Ellany Gurge reforçou a necessidade de autoavaliação e planejamento dos cursos, no sentido de buscar suas melhorias e seus desenvolvimentos. “Atualmente já temos 25% dos nossos programas que são nota cinco e 75% que são notas três e quatro. Então, precisamos nos fortalecer cada vez mais e o EAPG vem com a proposta de fazer essa discussão sobre o planejamento estratégico. Ou seja, como repensar para melhorar, para poder ampliar os nossos programas de doutorado, que é um dos nossos desejos, diminuindo esssas assimetrias, uma das nossas lutas é essa, e valorizar a interiorização da pós-graduação”.

O evento de abertura contou ainda com a apresentação cultural do Duo de Flauta e Violão, de Allysson Dantas e Gabriel Dias.