...

EN

ES

Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

Encerramento do Cine Árido tem exibição especial de filme e entrega de premiações

Com exibição especial do filme “Corisco e Dadá”, dirigido por Rosemberg Cariry, foi realizada na noite desta segunda-feira, 21, o encerramento da programação do II Cine Árido – Mostra Audiovisual do Semiárido, no Multicine Cinemas, no Partage Shopping Mossoró. Na ocasião, também foi entregue a premiação aos melhores filmes da mostra.

O II Cine Árido é uma iniciativa do projeto de extensão Vozes do Semiárido, do curso de Jornalismo da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern), realizado com recursos da Lei Paulo Gustavo. O evento conta com o apoio do Ministério da Cultura, do Governo do Rio Grande do Norte, da Fundação José Augusto, da Uern, do SESC RN e da Grão de Cinema.

A reitora Cicília Maia destacou que é uma alegria para a Uern participar dessa Mostra que valoriza e dá voz ao semiárido. “É uma felicidade fazer parte deste importante evento, quero aqui mostrar o nosso reconhecimento ao trabalho de todos os envolvidos. É gratificante ver que estamos a cada dia tocando e transformando a vida das pessoas com educação e cultura”, declara.

O cineastra Rosemberg Cariry, convidado especial do Cine Árido, agradeceu a oportunidade de participar da mostra. “O semiárido é rico em potencialidades. É muito gratificante poder participar de um evento que exalta a região”, declara. Cariry também ressaltou a importância de ter a Uern como parceria do evento. “A Universidade tem um papel decisivo no desenvolvimento da cultura, social e econômico da região. É muito bom contar com a participação da Universidade em um evento deste porte”, declara.

Durante a solenidade, foi entregue troféus aos curtas-metragens nas categorias caatinga, potiguar, originários, universitária e infantil. A relação dos vencedores em cada categoria estará disponível mais abaixo.

Após a premiação, foi exibido o filme “Corisco e Dadá”. O longa conta a história de Dadá, que foi sequestrada aos 12 anos de idade pelo cruel Capitão Corisco e passou a viver a difícil vida do cangaço. Aos poucos, surge um companheirismo entre os dois, capaz de transformar o ódio em um amor que muda a história do cangaceiro.

Inspirado por uma entrevista feita com Dadá, pelo cineastra Rosemberg Cariry, o filme é uma história de ficção, baseado nos depoimentos de Dadá. “É uma história de ficção, com um pé na realidade e outro no místico”, descreve. Um clássico do cinema nacional, o filme é protagonizado pelos atores Chico Diaz e Dira Paes, e acumulou seleções e prêmios em festivais internacionais.

O Cine Árido é uma mostra audiovisual, que tem como principal objetivo dar visibilidade sobre a região e sobre a produção audiovisual no semiárido.

VENCEDORES DO II CINE ÁRIDO

Melhor filme – categoria infantil: Ciderela Nordestina , de Serra Branca (PB)
Melhor filme – categoria universitária: Por você, de Mossoró (RN)
Melhor filme – categoria Originários – Estamos vivos e atentos, de Morro do Chapéu (BA)
Menção honrosa – categoria Originários – Atikum – Entre Gerações, de Salgueiro (PB)
Melhor filme – categoria Potiguar – Agora Sou Negro, de Caicó (RN)

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support