Empresa júnior da Uern concorrerá em ranking nacional sobre previsões econômicas

A Lastro Consultoria e Investimentos, empresa júnior do curso de Ciências Econômicas da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern), iniciou, no mês passado, uma série de estudos sobre expectativas de mercado para concorrer, com empresas de todo o país, em um ranking das previsões econométricas mais assertivas. Os vencedores serão recebidos no Ministério da Fazenda.

Essa semana, os membros da empresa júnior iniciaram um treinamento com o professor Dr. Rodolfo Costa, do Departamento de Ciências Econômicas, que até há pouco tempo integrava o Ministério da Economia.

O ranking Prisma Fiscal é um sistema de coleta de expectativas de mercado, criado e gerido pela Secretaria de Política Econômica do Ministério da Economia para acompanhamento da evolução das principais variáveis fiscais brasileiras sob a ótica de analistas do setor privado. O sistema apura ainda variáveis auxiliares de atividade econômica, nível geral de preços e mercado de trabalho as quais têm importantes implicações nas contas públicas e na política fiscal em geral.

Ao disponibilizar estatísticas das expectativas ao público em geral, o Prisma Fiscal possibilita o controle social sobre a situação fiscal do país. Oferece a empresas e cidadãos uma perspectiva consistente a respeito da trajetória das variáveis pesquisadas, constituindo-se, assim, em importante instrumento de planejamento e tomada de decisão desses agentes, em diferentes horizontes de tempo.

Por fim, ao promover encontros trimestrais entre representantes das instituições participantes e autoridades do Ministério da Economia e dar visibilidade às instituições que demonstram maior precisão em suas projeções, o Prisma estimula o engajamento dos participantes e o aperfeiçoamento dos estudos fiscais no país.

Para o estudante Arthur Neo, presidente da Lastro, o Prisma Fiscal é uma janela de oportunidade para os empresários júniores.

“Alunos que concluíram a disciplina de econometria estão aptos a trabalhar com uma enorme base de dados utilizando software estatísticos, modelando previsões nos mais diversos indicadores fiscais e auxiliando o governo federal nas tomadas de decisões. Os discentes farão essas previsões mensalmente e anualmente. O governo federal premia as empresas que tiveram maior acuraria nas previsões, dando visibilidade a universidade, ao curso, a empresa e, principalmente, aos alunos que terão seu trabalho reconhecido nacionalmente”, destacou.