Egressos de Medicina da Uern têm destaque em residências de alto nível

Texto de Adriana Morais

A cada ano, egressos da Faculdade de Ciências da Saúde (FACS), da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern), vêm se destacando na atuação prática e acadêmica, com reconhecimento nacional e internacional. No último semestre, por exemplo, pelo menos 15 egressos foram aprovados em processos seletivos em residências médicas de todo o país.

Iuli Salomé Pinheiro Soares foi aprovado em primeiro lugar em Medicina Geral de Família e Comunidade, na Fundação Estatal Saúde da Família (FESFSUS), em Salvador (BA). Os egressos Aline Naiara e Antônio Almeida foram aprovados no Incor, na Universidade de São Paulo (USP), que recebeu o prêmio de melhor hospital de cardiologia do Brasil e da América Latina, pela avaliação da revista norte-americana Newsweek em parceria com a empresa alemã Statista.

Para Antônio Almeida, o resultado é motivo de muito comemoração. “Fiquei muitíssimo feliz com a aprovação e com a sensação de dever cumprido. Foi um ano difícil para conciliar o segundo ano da residência de Clínica Médica com os estudos. E com muito esforço, consegui essa aprovação”, declara.

Ele informa que a inspiração para fazer Cardiologia vem desde a época de Faculdade. “Sem dúvidas, a vontade de fazer cardiologia veio da Faculdade, inspirado pelos excelentes professores e preceptores Cléber de Mesquita, Stephan Barisic Júnior e Flávio Veras”, diz o egresso.

A diretora da FACS, Profª Drª Alyssandra Rodrigues, ressalta que os egressos do curso de Medicina têm conseguido destaque em sua atuação profissional, como a aprovação em residências de alto nível e de destaque nacional. “Ficamos muito felizes com o resultado, pois temos egressos aprovados nas melhores residências do país. Esse resultado é fruto do esforço coletivo de toda equipe que faz a Universidade, em prol da formação de qualidade desses alunos”, destaca.

Conforme Alyssandra Rodrigues, a FACS vem cumprindo honrosamente sua missão de formar médicos de qualidade com humanidade. “A entrada dos nossos egressos nas residências vai possibilitar um maior avanço em suas qualidades profissionais. A gente fica feliz em ver nossos egressos se destacando e crescendo profissionalmente”, finaliza.

Egressos da Facs aprovados em residências*:
– Marcos Oliveira – Clínica médica – SURCE/CE
– Gilberto Oliveira – Cirurgia Geral – SES/PE
– Carlos Augusto – Neurologia
– André Aquino – Terapia intensiva no HGF Fortaleza Ceará
– Mariana Goes – Clínica médica USP
– Emidiana Oliveira – R+ em Cirurgia de cabeça e pescoço
– Igara Tavares – Radiologia no HUOL/UFRN
– Carolina Pinheiro – Maternidade Escola Januario Cicco em Natal, Ginecologia e Obstetrícia
– Jáderson Pimenta – Clínica médica no Hospital Walter Cantidio-UFC em Fortaleza
– Yago Vieira – Ortopedia e traumatologia – Hospital Dom Helder Câmara/PE
– Aline Naiara – Cardiologia no INCOR