Egresso de Medicina da UERN é finalista em prêmio nacional de inovação em saúde

O médico ortopedista Diego Ariel, egresso do curso de Medicina da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) é um finalistas do Prêmio Euro Inovação da Saúde, promovido por uma empresa farmacêutica multinacional.

O projeto de Diego, “Alternativa à Mesa de Tração Ortopédica: Um Protótipo Aplicável à Prática e ao Ensino Médico” concorreu com mais de 1.600 projetos, e chega à fase final do concurso ao lado de outros dez concorrentes, se seis Estados. A escolha se dará através de voto no site do concurso: https://premioeuro.com.br. Podem votar médicos com registro no CRM ativo.

Segundo Diego, as mesas de tração ortopédicas são usadas como auxiliares em inúmeros procedimentos cirúrgicos, tais como a fixação de fraturas e artroscopia, porém, o uso dessas mesas ainda é restrito em alguns serviços devido à sua pouca disponibilidade e, muitas vezes, à pouca familiaridade entre os médicos. Ainda segundo o autor, alguns estudos mostram certos problemas no uso dessas mesas, como preço, dificuldade de transporte (devido ao tamanho e ao peso) e complexidade no manuseio.

Em seu projeto, Diego buscou desenvolver um modelo de mesa que apresentasse baixo custo, uma forma fácil de transporte e manipulação amenizaria complicações associadas à mesa de tração e facilitaria o ensino de técnicas operatórias que necessitem de tal dispositivo.

“O objetivo desta iniciativa é apresentar um protótipo de um dispositivo externo de tração do membro inferior portátil, de construção simples, que pode ser instalado em qualquer mesa cirúrgica radiotransparente. Devido a seu peso e tamanho menores e ao material utilizado na confecção da mesa protótipo, o custo para a produção tornou-se bastante acessível, sendo uma boa alternativa à mesa de tração ortopédica convencional”, afirmou o médico.

O prêmio para o grande vencedor do concurso é de € 500 mil. Caso vença o concurso, o médico já se comprometeu em doar parte da premiação para o Hospital Regional Tarcísio Maia, em Mossoró.