...

EN

ES

Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

Egressa da Uern lança obra abordando Agnès Varda e Clarice Lispector e ministra curso no Decom

A escritora e egressa da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern), Ana Karla Farias, realiza o lançamento do seu quinto livro na terça-feira, dia 3 de dezembro. Intitulado “Cine-ensaio à literatura: subjetividades à deriva em Agnès Varda e Clarice Lispector”, a obra é uma publicação da editora Mirada Janela e terá o seu lançamento no Mon Petit Café e Livros, às 16h.

Junto ao lançamento, Ana Karla ministrará o curso “Coser para dentro: a cinescrita nos filmes-ensaio de Agnès Varda e Sara Gómez”, no auditório do Departamento de Comunicação da Uern, nos dias 2 e 3 de dezembro. O curso tem como objetivo refletir a cinescrita de Agnès Varda e Sara Gómez, sob a perspectiva do ensaio no cinema.

O livro do “Cine-ensaio à literatura: subjetividades à deriva em Agnès Varda e Clarice Lispector” é decorrente da pesquisa de mestrado da escritora. A obra se propõe a investigar os modos de subjetivação e caminhos do pensamento da cinescritora belgo-francesa, Agnès Varda, bem como da escritora brasileira Clarice Lispector. Ambas, através de um processo ensaístico de inscrição subjetiva e da liberdade de experimentação, construíram narrativas no cine-ensaio e na literatura que escapam de um formato convencional.

“As vozes, olhares e escritas dessas artistas, em algum momento, tomaram meu corpo”, diz Ana Karla ao descrever seu livro, “um corpo que escreve e se perfaz na escrita do outro”. Durante o percurso da pesquisa e escrita, a autora confessa que sentiu como se Varda e Lispector segurassem sua mão nas travessias doloridas de uma pesquisa solitária, que se iniciou em um momento atípico de pandemia.

Sobre a importância da obra, a autora afirma que o livro “lança o desafio de mostrar o quanto as criações dessas duas artistas multifacetadas, mesmo em âmbitos diferentes, podem se emaranhar a partir da dimensão ensaística, como também descortina as operações artísticas para trazer a público, a inscrição de si, dos seus corpos, da escritura de vida e das experiências das mulheres”.

Ana Karla Farias é caicoense e, atualmente, reside em Campinas/SP. Analista de comunicação, jornalista com formação na UERN, autora dos livros A árvore dos frutos proibidos e outros contos (Multifoco), À deriva de mim (Penalux), Nas frestas da história: Nísia Floresta (Asa da Palavra) e Paixão, um animal que hiberna (Minimalismo). É doutoranda em Multimeios na Unicamp. Roteirista e co-diretora do documentário A flor teimosa da Algaroba e colaboradora na revista cinematográfica Littera.7.

As inscrições para o curso podem ser feitas neste link.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support