...

EN

ES

Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

Eduern lança obras e promove debates na última noite da Feira do Livro de Mossoró

A Editora Universitária da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Eduern) lança novas obras de seu catálogo nesta sexta-feira, 14, durante a última noite da 20ª Feira do Livro de Mossoró. A programação será realizada no Palco das Letras, principal espaço do evento, no Campus Mossoró da Uern, e reunirá debates sobre o semiárido, a participação feminina na ciência e o papel social da Universidade.

As atividades começam às 18h30, com a roda de conversa “Discutindo o Semiárido”. Participam do encontro os professores Andreza Carvalho, Alexandre Almada, Filipe Peixoto, Marco Túlio Diniz e Erimar Santos, com mediação do diretor da Eduern, professor Fabiano Mendes.

O debate apresenta ao público obras da coleção “Pensando o Semiárido Brasileiro”, formada por estudos que abordam diferentes dimensões da região, como economia política das cidades, geodiversidade da Costa Branca, dinâmicas naturais e patrimônio hidrológico. A proposta é ampliar a circulação de pesquisas que interpretam o semiárido a partir de suas características sociais, econômicas, ambientais e culturais.

Às 19h30, a reitora da Uern, professora Cicília Raquel Maia Leite lança o livro “Universidade Social: desafios e avanços”. A obra discute a relação entre universidade, educação e sociedade. Haverá venda de exemplares e sessão de autógrafos no local.

A programação segue às 20h com a roda de conversa “Mulher Cientista”, que contará com a participação das professoras Isabel Amaral, Aryana Costa e Fernanda Abreu e da técnica de nível superior Aryanne Queiroz. A professora Jacimária Medeiros será a mediadora.

O encontro está relacionado à coleção “Nísia Floresta — Mulher Cientista: Cinquentenário do Dia Internacional da Mulher”, que reúne publicações voltadas à presença e à representatividade feminina na produção científica e no ambiente universitário. Entre as obras estão “Mulheres na Universidade: rompendo barreiras e construindo igualdade” e “De um verso d’água a outro”.

Para Fabiano Mendes, levar essas publicações à Feira do Livro permite que as pesquisas ultrapassem os limites do público estritamente acadêmico e alcancem novos leitores.

“Ter esses livros lançados para um público maior do que o acadêmico estrito é muito importante, porque são temáticas relevantes para o nosso espaço, no caso, o semiárido, e também pela necessidade de ampliarmos cada vez mais o protagonismo feminino nas produções científicas e acadêmicas e nas reflexões sobre a universidade e a educação como um todo. É o caso, por exemplo, do livro da professora Cicília Maia”, afirmou.

Segundo o diretor, a participação na última noite da Feira também confirma o crescimento da Eduern e a ampliação de sua visibilidade. Ao reunir lançamentos e debates no Palco das Letras, a Editora aproxima o conhecimento produzido na Universidade da sociedade e dá projeção a pesquisas dedicadas a temas diretamente relacionados à realidade regional.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support