...

EN

ES

Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

Educação inclusiva: Uern e UFRN unem esforços em curso de extensão para professores

A Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e a Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern) se uniram em um projeto de grande impacto social: o curso de extensão “Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva”. Sob a coordenação da Secretaria de Educação a Distância (SEDIS) e com o apoio do programa Universidade Aberta do Brasil (UAB), o curso promete capacitar 10 mil profissionais da educação no estado, divididos igualmente entre as duas instituições. Com inscrições abertas até 22 de novembro de 2024, a iniciativa gratuita visa transformar práticas pedagógicas e criar ambientes escolares mais inclusivos.

O titular da Diretoria de Educação a Distância da Uern, Giann Ribeiro, ressalta a relevância de um curso dessa magnitude. “A temática relacionada à Inclusão é bastante urgente e necessária aos professores da escola básica. Temos muitos alunos atípicos nas escolas e a maioria dos professores não tiveram em sua formação componentes curriculares que tratam dessa questão”, explica.

Para ele, o formato a distância representa uma vantagem, uma vez que “contribui para que professores possam adequar ao tempo que dispõe, sem necessidade de deslocamento”.

O curso abrange temas fundamentais, como Direitos Humanos, Diversidade, Desenvolvimento Humano, e práticas pedagógicas inclusivas, todos orientados pelos marcos legais e pesquisas científicas que sustentam a Educação Especial.

“A formação continuada docente é um direito e um dever previsto pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional”, acrescenta Fernanda Abreu, titular da Pró-Reitoria de Ensino de Graduação (Proeg). Segundo ela, o objetivo é manter e melhorar a qualidade do ensino, em sintonia com as transformações sociais.

O curso, com duração de três meses e oferecido na modalidade a distância, tem como foco capacitar profissionais para promover práticas inclusivas na sala de aula, garantindo uma educação de qualidade para todos.

“A formação continuada é a maneira de adquirir conhecimento específico, aprimorando práticas, recursos e materiais pedagógicos que colaborem para uma escola verdadeiramente inclusiva”, explica Giann Ribeiro. O papel das Pró-Reitorias de Ensino de Graduação (Proeg), Extensão (Proex) e Diretoria de Educação a Distância (Dead) na coordenação do projeto assegura a qualidade e a integração das diversas frentes de ensino, extensão e inclusão.

Para Anairam de Medeiros, pró-reitora adjunta de Extensão, a necessidade desse tipo de formação é evidente, especialmente para professores da rede pública, que enfrentam diariamente os desafios da inclusão escolar. “Hoje temos muitos alunos atípicos nas escolas, e a maioria dos professores não possui formação específica para lidar com essas demandas”, afirma. A oferta do curso em formato EAD, segundo ela, garante maior alcance e flexibilidade para os docentes.

Inscrições abertas e apoio amplo ao docente

A expectativa é que o curso não apenas capacite, mas transforme as práticas pedagógicas nas escolas públicas do estado, impactando diretamente a qualidade de vida dos alunos com necessidades educacionais especiais. A iniciativa se alinha às políticas públicas voltadas para a educação inclusiva, promovendo igualdade de oportunidades e acesso universal ao conhecimento.

“Os professores que não possuem internet e dispositivos computacionais podem procurar um polo de apoio presencial da UAB”, orienta Giann Ribeiro, destacando a acessibilidade da formação. Ao final do curso, espera-se que os profissionais estejam mais preparados para lidar com as demandas da Educação Especial, fortalecendo suas práticas e promovendo a inclusão como pilar fundamental da educação básica.

Esta formação continuada é um passo significativo na promoção de uma educação mais inclusiva e igualitária, com o apoio das instituições de ensino superior do estado. Como afirma Fernanda Abreu, “o avanço e aprimoramento formacional de docentes é o eixo central para a melhoria contínua da qualidade do processo de ensino e aprendizagem”.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support