A edição do projeto Sexta das Ciências deste mês será presencial, neste dia 28 de julho, às 18h, no auditório da UERN Natal, com o tema “O problema da mentira na Filosofia prática de Kant e suas implicações na atualidade”.
“O debate que faremos diz respeito à pesquisa que realizei e defendi como tese de doutorado, e tive a oportunidade de aprofundar em algumas questões no pós-doutorado, que concluí em 2022, no PPGFIL/UFRN. Quando publiquei o livro intitulado “Sobre o problema da mentira na filosofia prática de Kant”, pelas Edições UERN. Nesse sentido trata de fazermos uma travessia pelo sistema filosófico de Kant, discutindo a utilização da mentira no âmbito do Direito, da política e da ética, bem como analisando suas implicações na contemporaneidade”, antecipa a professora Maria José Vidal, palestrante desta edição. Ela é especialista em ética; graduada, mestre, doutora e pós-doutora em Filosofia, e pesquisadora nas áreas de filosofia política, feminismo, história e ensino da Filosofia.
Vidal vai debater com o vice-coordenador do Mestrado Profissional em Filosofia, professor Antônio Júlio Freire, especialista em Psicopedagogia, mestre e doutor em Filosofia, pesquisador nas áreas de Filosofia, Ciência e Tecnologia, Sociedade e Educação.
A mediação do debate será do professor Willian Vigínio, filósofo, mestre em Educação e pesquisador nas áreas de Filosofia, Educação, Filosofia Contemporânea e formação profissional.
“Desde o período de isolamento da pandemia, as edições presenciais do projeto Sexta das Ciências diminuíram em quantidade, preferindo ser por transmissão virtual.
Nessa edição, no entanto, teremos um momento com foco em Filosofia e Ciências da Religião, e teremos os estudantes como público, uma vez que os dois palestrantes e o mediador são do curso”, comentou o professor Dácio Michel, coordenador do Projeto de Ensino Ciclo de Palestras em Ciência, Tecnologia e Sociedade Sexta das Ciências.