E-book publicado pela Edições Uern ganha prêmio da Associação Brasileira das Editoras Universitárias

O e-book “Bioheróis: os heróis das Ciências Biológicas em quadrinhos!”, publicado em 2022 pela Edições Uern (Eduern), foi um dos premiados da 9ª Edição do Prêmio da Associação Brasileira das Editoras Universitárias (Abeu), ficando com o segundo lugar na categoria infantojuvenil.

A cerimônia de premiação ocorreu na sexta-feira, 17, no teatro da Unibes Cultural, em São Paulo. Representando a Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern), estavam a professora Danielle Peretti, uma das organizadoras, e o professor Fabiano Mendes, diretor da Edições Uern.

“O Prêmio ABEU é uma celebração do talento, da sensibilidade e da competência das autoras e autores e do cuidado e da atenção que as editoras universitárias e suas equipes dedicam às obras destinadas a fazer circular os saberes produzidos no âmbito acadêmico. Assim, entendemos que a premiação que conquistamos com a obra Bio Heróis abrange positivamente toda a comunidade acadêmica uerneana, em especial o Departamento de ciências Biológicas; abrange também toda a gestão da universidade, que tem na Eduern uma de duas diretorias administrativas. Sem a combinação dessas duas forças não haveria a matéria essencial para a conquista do prêmio, matéria que precede o próprio livro, qual seja, o conhecimento. Estamos felizes porque o prêmio é, no fundo, uma celebração da universidade pública. E fazer parte da história dessa premiação, ainda por cima na categoria literatura infanto-juvenil, que estreou nessa 9ª edição do Prêmio, é uma honra difícil de descrever. Parabéns à Uern”, declarou o professor Fabiano.

Organizada pelos professores Danielle Peretti, Mateus Lucas de Lima Lucena e Regina Célia Pereira Marques, do Departamento de Ciências Biológicas, a obra traz uma série de textos ilustrados, em formato de histórias em quadrinhos, os quais apresentam histórias ligadas a diversas pesquisas científicas e suas contribuições.

Em tom lúdico, que busca se aproximar da realidade dos leitores, a publicação conta passagens importantes da história da Zoologia, Botânica, Genética, Paleontologia, Ecologia e de diversas outras áreas das Ciências Biológicas.