DOUTORES DA UERN APROVAM PROJETOS DE PESQUISA JUNTO À FAPERN/CNPQ

Doutores da UERN aprovaram 16 projetos de pesquisa no Programa de Infra-Estrutura para Jovens Pesquisadores: Programa Primeiros Projetos, financiado com recursos do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e da Fundação de Apoio à Pesquisa do Rio Grande (FAPERN).

Os projetos, orçados em R$ 210.850,00, apoiarão a aquisição, instalação, modernização, ampliação ou recuperação da infra-estrutura de pesquisa científica e tecnológica na UERN, devendo contribuir para a fixação desses doutores na instituição e para o fortalecimento dos grupos de pesquisa nas diferentes áreas de conhecimentos.

Foram contemplados projetos nas seguintes áreas: Agronomia, Biologia, Comunicação, Engenharia da Computação, Física, História, Informática, Literatura, Serviço Social e Educação.

Veja a relação dos projetos com seu correspondente coordenador e orçamento aprovado:

Nº de

Ordem

Título do Projeto

Aprovados

1

Efeito da atmosfera modificada e do 1-MCP na vida útil pós-colheita do caju (Anacardium occidentale L.).

Agronomia

Ivanaldo Oliveira dos Santos Filho

10.000,00

5

Sistema de Gerenciamento de Banco de Dados em Tempo-Real para Aplicações em Redes de Sensores (BDSensor)

Eng. Computação

Pedro Fernandes Ribeiro Neto

15.400,00

6

Produção e Estudo das Propriedades Magnéticas de Nanocompósitos para Uso em Ímãs Permanentes de Alto

Desempenho

João Maria Soares

19.950,00

7

Investigando o Comportamento da Velocidade de Rotação das Estrelas Pobres em Metais no Ramo Horizontal e sua Relação com o Segundo Parâmetro

José Ronaldo Pereira da Silva

8.490,00

8

Conteúdos Procedimentais do Ensino de História na Formação Inicial do Professor.

Anadja Marilda Gomes Braz

16.004,00

9

Identidades de Professores de Ensino Religioso – Mapeando Profissionais de ER a partir do Discurso sobre si mesmos e sobre os Saberes da Docência

Araceli Sobreira Benevides

10

Memória, Narrativa e Identidade Regional: um Estudo com Contadores de Histórias do Alto Oeste Potiguar

Lílian Rodrigues

11

Desenvolvimento de Arquiteturas para Compressão de Vídeo em Sistemas Embarcados Baseado no Padrão H.264/AVC

Karla Darlene Nepomuceno Ramos

15.836,00

12

Textos e Contextos na Formação de Leitores: um Estudo das Condições de Produção da Leitura em Diferentes Grupos Sociais

Maria Lúcia Pessoa Sampaio

14.170,00

13

Tendências do Mercado de Trabalho para Assistentes Sociais Egressos/as da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte: Demandas, Condições de Trabalho e Materialização do Projeto Profissional

Ser. Social

Sâmya Rodrigues Ramos

14

Feminismo e Políticas Públicas: a Intervenção Feminista no Rio

Grande do Norte

Ser. Social

Telma Gurgel da Silva

15

Observar e Compreender: um Olhar Discursivo do Docente, do Pesquisador e das Crianças sobre a Leitura de Episódios no Jogo Simbólico da Educação Infantil.

Daniel Bezerra Brito

8.000,00

16

Efeitos Dipolares em Sistemas Manoestruturados.

Ana Lúcia Dantas

14.000,00