Quinze professores da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) fazem parte da turma do Doutorado Interinstitucional em Geografia, ofertado através de convênio entre a UERN e a Universidade Federal de Pernambuco (UFPE).
A aula inaugural do Dinter em Geografia foi ministrada na tarde desta segunda-feira (14), pelo professor doutor Celso Donizete Locatel, da UFRN, que abordou o tema “Ciência Geográfica: objeto, método e categorias de análise”.
O Reitor Pedro Fernandes prestigiou o evento e falou sobre a importância da capacitação docente: “Temos o modelo convencional que libera o professor ou técnico administrativo para fazer a capacitação. Há cinco anos começamos a fazer esses convênios e ofertar mestrado e doutorado interinstitucionais. No Dinter de Geografia temos alunos de diferentes cursos que vão dialogar e ter essa oportunidade de se capacitarem com os professores da UFPE, trazendo assim melhores condições de formação para nossos alunos. Nossa expectativas é eu esses professores sejam capacitados e motivados, repercutindo, assim, na formação de nossos alunos”, pontuou o Reitor Pedro Fernandes.
Professora há 28 anos da UERN, Brígida Félix é uma das doutorandas. Ela fala sobre a importância de conciliar a capacitação com o trabalho docente: “É uma oportunidade inigualável. Além de, no momento, não poder fazer um curso desses fora de Mossoró, também tenho a possibilidade de continuar fazendo meu trabalho na UERN, o que vai ser importante também na graduação. Tenho boas perspectivas, esse trabalho vai render frutos na Pós-graduação em Geografia e em outras áreas”, destacou Brígida.
Na UERN, a coordenação do Dinter em Geografia na UERN é de responsabilidade da professora Silvana Praxedes, que ressalta as pesquisas na área de desenvolvimento regional que serão implementadas com o curso. “Como fruto desse trabalho, já temos uma proposta de um Mestrado que está em avaliação. Temos perspectivas muito boas para a UERN e região”, afirmou Silvana.
O professor Alcindo Sá, coordenador do Programa de Pós-Graduação em Geografia (PPGEO/UFPE) fala sobre a qualificação: “A gente está formando mão de obra qualificada que seguramente vai propagar conhecimento, ciência e informação mais abrangente”.
A aula inaugural foi prestigiada pelo vice-reitor Aldo Gondim, bem como por pró-reitores, assessores e diretores de unidades acadêmicas. A solenidade contou com apresentação cultural dos professores Halysson Dantas e Guido Alves, do Conservatório de Música da UERN.