Doutorado interinstitucional em Direito vai capacitar 20 professores da UERN

Foi realizada nesta segunda-feira (12) a aula inaugural do Doutorado Interinstitucional em Direito, realizado entre a Universidade Federal do Paraná (UFPR) e a Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN).

O reitor da UFPR, Prof. Dr. Ricardo Marcelo Fonseca proferiu a aula inaugural, com o tema “Uma Leitura da Justiça pelas imagens, ontem e hoje”.  Ele falou sobre a importância da parceria com a UERN, participando como instituição promotora do Dinter. “É um grande orgulho, uma grande honra, fazer essa colaboração com a UERN. A nossa Universidade engrandece, cresce e enriquece com essa parceria. Por outro lado, é uma obrigação e uma missão das universidades públicas, sobretudo aquelas que possuem um conceito alto na CAPES, como é o nosso caso na área do Direito, ter essa solidariedade com as instituições do Norte, Nordeste e Centro-Oeste do Brasil, que no âmbito da pós-graduação em Direito, um contingente menor de programas. Esse é um momento de felicidade para a nossa instituição”, afirmou o reitor da UFPR.

O Programa de Pós-Graduação em Direito (PPGD) da UFPR é avaliado com conceito 6 pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) – o maior conceito já atingido por um Programa de Pós-Graduação em Direito no Brasil.

Estão sendo ofertadas 30 vagas. Segundo o coordenador operacional do curso na UERN, Prof. Dr. Sérgio Alexandre, do curso de Direito de Natal, o Edital foi aberto ao público em geral, mas prioritariamente voltado para professores da UERN, refletindo na qualidade acadêmica dos cursos de Natal e Mossoró. Das 30 vagas, 20 estão sendo ocupadas por professores da UERN.

A ideia é que, com o corpo docente capacitado, a UERN passe a ofertar seu próprio curso de mestrado. “Esse Dinter representa a possibilidade de capacitação dos docentes da UERN, por uma instituição de peso, avaliada com conceito máximo pela CAPES. Representa também o desejo de verticalização da Universidade, com o futuro curso de Mestrado em Direito da UERN”, ressalta Sérgio Alexandre, recordando que esse convênio vem sendo articulado desde 2013. Ele também ressaltou a importância do mestrado interinstitucional (MINTER) que possibilitou a capacitação de grande parte do corpo docente do curso de Direito da UERN, em nível de mestrado.

Pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação da UERN, o Prof. Dr. José Rodolfo Lopes de Paiva Cavalcanti enfatiza a importância do convênio: “Esse curso terá um impacto imensurável para o desenvolvimento da produção do conhecimento jurídico do Estado, com destaque no interior do nosso Estado. Estamos celebrando uma parceria com uma das instituições renomadas do nosso país, a UFPR, uma das mais conceituadas na área do Direito no país. Dessa parceria, serão formados 30 pensadores, 30 pesquisadores, dos quais 20 são da nossa Universidade. Com certeza a história do conhecimento jurídico no nosso Estado fica marcada com o início desse curso”, ressaltou Rodolfo Lopes.

O reitor da UERN, Prof. Dr. Pedro Fernandes Ribeiro Neto participou da aula inaugural do Dinter. Ele apontou a história da pós-graduação stricto-sensu na UERN, que apesar de ser considerada muito recente, está consolidada no interior do Rio Grande do Norte. “Hoje temos 22 mestrados, que contemplam todas as demandas da formação básica, além de 4 doutorados. Todos esses cursos estão localizados no interior do Estado, com oferta em quatro municípios no interior, quebrando a assimetria da pós-graduação no interior dos estados, uma das grandes discussões nacionais no âmbito da pós-graduação. É com esse espírito que chegamos a esse Dinter, através dessa parceria com a UFPR, e não tenho dúvidas de que essa será a melhor turma de Dinter em Direito que vocês terão”, afirma o reitor Pedro Fernandes.

Participaram da aula inaugural o diretor do Campus de Natal, Francisco Dantas; o coordenador do Programa de Pós-Graduação em Direito da Universidade Federal do Paraná, Fabrício Ricardo de Limas Tomio; alunos do doutorado, alunos da graduação, professores e técnicos administrativos da UERN.