...

EN

ES

Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

Doutor Honoris Causa diz que 30 anos depois a UERN enfrenta novo preconceito

Doutor Honoris Causa da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, o professor Paulo Lopo Saraiva visitou na manhã desta sexta-feira, 29, o reitor Pedro Fernandes e o vice-reitor Aldo Gondim. Foi prestar solidariedade ao que considera preconceito contra a instituição, referindo-se às críticas sobre o nível de formação profissional da UERN feitas pelo vereador mossoroense Jório Nogueira.

Acompanhado do ex-Pró-Reitor de Pesquisa e Pós-Graduação e ex-professor da UERN, Paulo Fernandes, Paulo Lopo comparou o episódio que provocou a reação dos segmentos acadêmicos e da sociedade potiguar ao preconceito que o curso de Ciências Jurídicas (Direito) enfrentou há 30 anos. “Há 30 anos combati o preconceito da OAB contra o curso de Direito de Mossoró e agora venho me somar aos que defendem essa nova causa da Universidade”.

Em 1984, o professor Paulo Lopo, considerado um dos maiores juristas do RN, comandou o movimento que exigiu da OAB o reconhecimento aos alunos formados na UERN. A entidade não queria liberar as carteiras de identidade profissional aos bacharéis formados na Instituição. À época, Lopo afirmou: “Encontrei universitário aqui tão brilhante aos que encontrei na USP, em São Paulo, em Coimbra ou qualquer parte do mundo. A UERN é o chão telúrico-cultural do RN”, afirmou o professor, ressaltando que o conceito dado ao curso de Direito há 3 décadas continua atual, valendo para toda a Universidade.

Paulo Lopo disse que não aceita desconhecimento ao papel acadêmico e social da UERN, citando que em cada canto do Estado há a presença da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte e completou destacando que de todos os títulos que recebeu, o que mais lhe traz orgulho é o de Doutor Honoris Causa da UERN, concedido em 2004.

“Obrigado professor Paulo Lopo por reconhecer o mérito da maior obra nascida em nossa cidade, hoje presente em todo o RN e com serviços prestados em todo o Brasil e até no mundo”, manifestou-se o reitor.

A visita do professor Paulo Lopo Saraiva foi acompanhada pelo ex-diretor da FAD e atual Sub-Chefe de Gabinete, professor Péricles Amorim; assessor jurídico, Lauro Gurgel e pelo diretor da Faculdade de Ciências Econômicas de Mossoró (FACEM), Zezineto Mendes de Oliveira.

Paulo Lopo entregou ao reitor cópias da resolução criando o curso de Direito e outros documentos que historiam a parceria firmada com a OAB a partir do movimento e outros atos que fizeram parte da luta em defesa da UERN.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support